Árvores são envenenadas em praça pública de Caém e moradores se revoltam com o crime (Fotos)
06 de março de 2024, 16:05
As árvores ficam na Praça do São Pedro (Foto: Reprodução)
Duas árvores da Praça Deputado Manoel Novais, conhecida como Praça do São Pedro, em Caém, foram envenenadas. O crime foi percebido no último final de semana, quando a substância tóxica, ainda não identificadas, escorreu pelos troncos das plantas.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Procuradoria Jurídica, informou que já está tomando as medidas para identificar e processar o autor, ou autores, pelo crime ambiental, tendo inclusive prestado queixa na polícia. Estão se fazendo buscas por imagens de câmeras de segurança próximas da praça para se chegar aos responsáveis.
A ação criminosa causou revolta entre os moradores da cidade. Serão necessários vários anos para que outra árvore atinja porte semelhante ao das árvores que já estão com seus galhos secando.
Envenenar árvores é crime ambiental
Envenenar árvores é uma das práticas classificadas por legislação como crime ambiental e são passíveis de prisão e multa. Inocular através de furos nos troncos substâncias nocivas às espécies arbóreas, pode levar árvores à morte.
Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998
Art. 49 – Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia
Pena, detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Boas Festas!