ANTT publica edital de leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste nesta 4ª

15 de dezembro de 2020, 20:17

O trecho a ser repassado à iniciativa privada liga as cidades baianas de Ilhéus e Caetité, A venda da área deve ser no dia 8 de abril de 2021 (Foto: Agência Sertão )

A diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou nesta 3ª feira (15.dez.2020) a publicação do edital de leilão da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste).

O trecho a ser repassado à iniciativa privada liga as cidades baianas de Ilhéus e Caetité, A venda da área deve ser no dia 8 de abril de 2021. O edital será publicado nesta 4ª feira (16.dez) no Diário Oficial da União.

O trecho é destinado ao escoamento da produção de minério de ferro produzido no interior da Bahia por meio do porto de Ilhéus. “Futuramente, a ferrovia será ainda estendida para a região produtora de grãos do oeste baiano, havendo inclusive a possibilidade de integração com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias e melhora das condições logísticas do país”, afirmou a agência por nota.

A concessão é de 35 anos considerando construção e operação. O investimento previsto é de R$ 5 bilhões a serem aplicados principalmente nos primeiros 5 anos da concessão, quando serão realizadas obras complementares.