Alunos da rede municipal de Caém discutem ‘maioridade penal’ em debate

14 de junho de 2024, 12:08

O evento aconteceu no Colégio de Tempo Integral Padre Alfredo Hasler (Foto: Secretaria de Educação de Caém)

Alunos do 9° ano do Colégio Municipal Padre Alfredo Haasler, em Caém, participaram nesta quinta-feira (13), nas dependências da instituição de ensino, de um debate sobre a redução da maioridade penal. Com a orientação da professora Gilmara Adelaide Gomes e a mediação da professora Lívia Rocha. O objetivo principal da atividade foi o de promover uma reflexão sobre o tema considerado de grande relevância, mas também polêmico.

Conforme a professora Gilmara, os alunos se destacaram ao apresentarem seus posicionamentos com eloquência e embasamento, demonstrando um pensamento crítico e uma capacidade surpreendente de argumentação. “Além de aguçar o pensamento crítico dos alunos, foi gratificante ver como eles se envolveram e se empenharam em compreender diferentes perspectivas e ter buscado soluções para um problema complexo como é a redução da maioridade penal”.

Gilmara destacou ainda, o apoio da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, que segundo ela, foi fundamental também para garantir que todos os participantes, independentemente de suas necessidades especiais, pudessem se envolver plenamente no debate. “A presença e contribuição de todos esses profissionais enriqueceram ainda mais as discussões, proporcionando aos alunos uma visão abrangente e aprofundada sobre a redução da maioridade penal”, concluiu.

Além dos alunos, o debate contou com as presença se do Conselho Tutelar do município, representado por Paulo Sérgio, do vereador e advogado Pablo Piauhy, que compartilhou seu conhecimento e experiência sobre o tema, do coordenador pedagógico, Gilberto Farias, da gestora Leidedaiana Santos da Silva e da equipe multidisciplinar, através do professor e intérprete de libras, Breno, que possibilitou que todos os participantes, independentemente de suas necessidades, pudessem se envolver no debate.