Alunos com deficiência visual de unidades escolares do NTE 16 recebem do Governo do Estado óculos de Tecnologia Assistiva (TA)

30 de abril de 2024, 10:18

A aluna Olga Nicolly é uma das beneficiadas com os óculos OrCam. Na foto, participam da entrega, a diretora do Colégio em Tempo Integral Deocleciano Barbosa de Castro, Magna Cristina, a diretora do NTE 16, Nazaré Costa e a mãe da aluna Sonivalda Lopes (Foto: NTE 16)

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual da Educação (SEC), realizou na tarde desta segunda-feira (29), a entrega simultânea de 209 óculos OrCamMyEye 2.0, de Tecnologia Assistiva (TA), para estudantes com deficiência visual dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

De última geração, o equipamento possibilita maior acessibilidade, autonomia, aprimora a comunicação, amplia as possibilidades de aprendizagem e garante inclusão social. Estão sendo priorizados primeiro os estudantes cegos e depois os com baixa visão, em ambos os casos, e pessoas sem deficiência auditiva.

Em Jacobina, a entrega dos equipamentos aconteceu na sede do NTE 16, nas presenças de técnicos do órgão e da sua diretora, Nazaré Costa, familiares e de gestores de unidade escolares. 13 alunos da rede estadual da região serão beneficiados com o equipamento.

Para Nazaré Costa esta é mais uma das diversas ações voltadas às Pessoas com Deficiência (PCDs) nas unidades escolares, uma demonstração do compromisso do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, em atender os alunos através de políticas inclusivas. “Temos buscado ações que possibilitem o acesso dos alunos à mais diversas áreas do conhecimento, criando condições de forma humanizada e inclusiva, para que todos tenham os mesmos direitos. Esta é mais uma demonstração do compromisso da Secretaria de Educação da Bahia em transformar o ensino público uma referência”, ressaltou Nazaré.

As técnicas do NTE 16, Raíra Alencar e Tarija Alcântara, entregam o equipamento à aluna Rosana dos Santos