Alunas de unidades escolares do NTE 16 são beneficiadas com o Programa Dignidade Menstrual (VÍDEO)

15 de maio de 2024, 15:34

A aluna Yasmin Santos, do Colégio Arnaldo de Oliveira, de Caém, fala da importância da distribuição dos absorventes em vídeo no final da reportagem (Foto: Ascom/NTE 16)

Unidades escolares que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina (NTE 16), estão recebendo absorventes higiênicos para serem distribuídos para as alunas que estão na relação do Bolsa Presença.

A ação faz parte do Programa Dignidade Menstrual, do Governo da Bahia, através da Secretaria de Educação (SEC) e beneficia milhares de alunas regularmente matriculadas na rede estadual e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos. O programa oferta mensalmente um pacote de absorventes descartáveis por beneficiária.

Além da entrega dos absorventes, o programa contempla uma série de iniciativas que abordam o tema pedagogicamente nas escolas. No Colégio Arnaldo de Oliveira, da cidade de Caém, diversas atividades sobre o tema já foram realizadas e até mesmo um folder com orientações e informações sobre o ciclo menstrual foi entregue.

Conforme a diretora da unidade escolar, Adriana Oliveira, diversas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças também têm acontecido, inclusive sobre a saúde menstrual. “Temos trabalhado esta temática com nossos alunos, desmistificando tabus e resistências. Com a distribuição dos absorventes oferecemos dignidade de verdade às nossas alunas”, disse Adriana, informando ainda que existe uma bancada nos sanitários femininos da unidade escolar onde é disponibilizado também absorventes.

Veja abaixo o depoimento da aluna Yasmin dos Santos, do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira, da cidade de Caém, sobre a importância da distribuição do absorvente:

Os absorventes estão sendo entregues diretamente nas unidades escolares