Alimentos que não têm prazo de validade (ou que duram muito tempo) e quase ninguém sabe
02 de agosto de 2022, 15:31
Economize dinheiro e conheça os alimentos que duram mais tempo! Se estiver barato, vale até fazer estoque (Foto: Reprodução)
Ao estocar mantimentos, seja para uma emergência ou simplesmente para aproveitar alguns produtos em promoção, é importante ficar atento aos prazos de validade ou estes itens podem se estragar, quando você menos esperar. Alguns alimentos frescos tem uma vida útil de poucos dias, mas há outros que podem durar anos ou até para sempre – ideais para um eventual apocalipse zumbi… Brincadeiras à parte, certamente você vai olhar com mais simpatia para essas comidas e bebidas com longos prazos de validade.
Arroz branco –
Enquanto o arroz integral pode durar cerca de seis meses devido aos seus óleos, o arroz branco pode ser guardado por muito tempo. Mas é preciso que esteja bem vedado e protegido da umidade.
Sal –
Você se lembra da última vez que encheu o saleiro? Pois, não faz mal. O sal ajuda a preservar a sua comida por mais tempo, desde que não fique úmido. Desta forma, nunca irá se estragar.
Leite de coco em lata –
Ingrediente delicioso e versátil, podendo ser usado em pratos salgados e doces, o leite de coco pode durar mais de um ano.
Feijão –
Embora possam não ser das coisas mais saborosas depois de um longo período, os feijões continuam comestíveis 30 anos depois, dizem os estudos. Esse alimento é uma das melhores opções para estocar comida.
Pipoca –
Apesar da pipoca poder estragar e envelhecer depois de algum tempo, as sementes de milho permanecem boas para consumo por vários anos.
Açúcar –
Armazenado em um recipiente hermético (sem contato com água e insetos) você pode adoçar sua comida pelo tempo que quiser. Mas fique avisado que a textura pode mudar.
Molho marinara –
Há uma razão para o espaguete ser um alimento tão prático quando se não tem muitos mantimentos em casa. Um frasco de molho marinara fica bom para consumo por até um ano depois da data de validade, se não estiver aberto.
Carne enlatada –
A carne enlatada é feita para durar. No entanto, é recomendável consumi-la no máximo entre dois a cinco anos após a sua data de validade.
Vinagre –
Os componentes ácidos do vinagre o tornam um conservante natural, por isso o seu prazo de validade foi categorizada pelo Vinegar Institute como ‘quase ilimitado’. Alguns tipos de vinagres podem mudar de cor, mas o sabor não muda.
Leite em pó –
O leite em pó dura muito mais do que o leite fresco. É seguro tomar ou usar em outros alimentos (desde que não esteja aberto) no prazo de dois a 10 anos. Se estiver no congelador, o leite em pó ainda pode durar mais tempo.
Atum em lata –
Semelhante à carne em lata, o atum tem uma validade bastante longa. Inclusive, pode durar cerca de dois a cinco anos após o prazo determinado na embalagem.
Tomate em lata –
Assim como o molho marinara, os tomates enlatados também são um bom investimento. Podem durar até dois anos.
Bebidas com alto teor de álcool –
Bebidas com alto teor de álcool são praticamente ‘imortais’… Mas apenas se estiverem fechadas e refrigeradas. Embora não dure eternamente, mesmo as garrafas abertas duram muito tempo.
Caldo de carne em cubo –
Embora deva ter um cuidado especial para armazenar este alimento de forma adequada, os caldos de carne têm um alto teor de sódio, por isso a longa durabilidade. Esses temperos sempre salvam na hora de dar gosto a sopas, molhos e cozidos.
Amido de milho –
Um ingrediente chave para inúmeras receitas, o amido de milho mantido em um local fresco e seco pode ser usado para sempre. O amido de milho é ótimo para engrossar cremes e papas, por exemplo.
Café instantâneo –
Não é a primeira escolha de ninguém, mas o café instantâneo é uma solução rápida para quem não quer deixar de tomar a bebida. Mantenha-o num local fresco e seco para as suas emergências de cafeína. Armazenado corretamente, dura anos.
Óleo de coco –
O óleo de coco também é um dos melhores ingredientes de cozinha, pois tem uma vida útil infinita. Mas, para isso, é preciso ter certeza de que está comprando a versão virgem. Caso contrário, o óleo de coco não durará tanto depois do processo de refino.
Vinho tinto –
Nem todos os vinhos comerciais são feitos da mesma forma. Embora essas bebidas possam durar de um a três anos, os rótulos refinados duram décadas. Mas para durar muito tempo, o vinho deve estar fechado. Isso significa que você pode estocar.
Mel –
Um dos únicos alimentos que realmente dura para sempre – e é natural! A forma como é feito pelas abelhas dificulta o crescimento de bactérias e a forma como é processado e selado apenas aumenta a sua vida útil interminável. Acredita que o mel mais antigo já encontrado tinha 5.500 anos?
Óleo de canola –
Provavelmente você já teve óleo de canola pela casa sabe-se lá por quanto tempo. Para sua sorte, pode durar meses na despensa e quase indefinidamente na geladeira.
Azeitonas –
Bom para qualquer coisa, seja para ser aproveitado como ingrediente, entrada ou em martínis, os potes de azeitonas fechados têm uma vida útil de até três anos.
Notícias ao Minuto
Boas Festas!