Alho serve para aliviar dor de garganta
02 de dezembro de 2022, 10:35
alho cru possui um composto chamado alicina, que pode ser a chave para o alívio de uma dor de garganta relacionada à infecção (Foto: Reprodução)
Sem dúvidas nenhuma, o alho é um dos ingredientes mais requisitados na cozinha, fazendo parte da receita de diversos dos pratos mais aclamados ao redor do país e do mundo. No entanto, será que ele também faz bem para a nossa saúde? Ao todo, o alho fornece 11% da nossa ingestão diária de ferro, 25% de cálcio e até 70% de vitamina C.
Com todos esses nutrientes em conta, é possível imaginar que esse é um alimento que faz bem para a nossa saúde, certo? Mas será que também podemos usar o alho como um remédio para aliviar dor de garganta? Segundo pesquisas recentes, existem bons motivos para acreditar nisso.
Tratamento alternativo
Uma série de coisas na vida pode causar a sensação de irritação na garganta, sejam bactérias, vírus, reações alérgicas, refluxo e por aí vai. No caso de uma infecção bacteriana, como a faringite estreptocócica, é bem provável que o seu médico lhe recomende uma série de antibióticos para colocar a sua saúde em dia.
Mas em outros casos, existem alguns tratamentos caseiros que se mostram bastante efetivos para aliviar a dor e outros sintomas da dor de garganta. E nós não estamos falando apenas do consumo de líquidos quentes, uso de umidificadores e o fato de evitar uma série de alérgenos. Nesse sentido, o alho também pode ser o melhor amigo do homem.
Segundo um novo estudo publicado no MedicineNet, o alho cru possui um composto chamado alicina, que pode ser a chave para o alívio de uma dor de garganta relacionada à infecção. O artigo ressalta que esse composto é rico em propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais, tornando-se um meio bastante efetivo de alívio a dor de garganta.
Efeitos do alho cru
Uma revisão científica feita em 2018 e publicada na revista médica Evidence-Based Practice já havia feito menções a respeito dos benefícios do alho cru para dores de garganta. Segundo o artigo, suplementos de alho contendo 180 miligramas de alicina foram diariamente consumidos por participantes no intuito de testar se o ingrediente poderia ou não ajudar na prevenção de infecções respiratórias superiores.
Ao longo do estudo, foi possível notar uma notável queda nos casos de infecção entre aquelas pessoas que estavam sendo tratadas com os suplementos de alho. Além disso, o resultado também mostrou que, daqueles que contraíram uma doença respiratória superior, o consumo de alicina foi associado a reduções na duração média dos sintomas.
Resumidamente, aqueles que ingeriram alho cru tiveram quatro dias a menos de sintomas do que os participantes sem esse tipo de tratamento. O documento ressalta, no entanto, que alicina no alho é liberada somente ao esmagá-lo. Logo, para que o efeito ocorra, é necessário mastigar um dente de alho cru ou chupá-lo por 15 minutos. Como o alho possui um sabor muito forte, outra sugestão é misturar esse ingrediente com um pouco de azeite ou mel — garantindo uma experiência mais leve.
Mega Curioso
Boas Festas!