Algumas dicas para ajudá-lo na adaptação com o aparelho dentário

12 de junho de 2018, 15:27

Os aparelhos dentários são utilizados por boa parte da população e tem o objetivo de deixar os dentes corretos e uniformes. Porém, ainda são extremamente temidos, principalmente pelo período de adaptação, muitas vezes doloroso. Uma das estratégias que mais ajudam as pessoas a passar por todo o período de adaptação é a lembrança de que o aparelho no futuro as deixará com a mastigação correta, os dentes alinhados e um sorriso muito mais brilhante e uniforme. Além desse pensamento, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar pessoas a se adaptar aos aparelhos:

Corte bem os alimentos antes de comer:Para facilitar a sua mastigação, corte bem os alimentos em pedaços pequenos e mastigue-os lentamente.

Dê preferência a alimentos, que não exijam força para mastigar e que não grudem nos aparelhos, como sopas, purês, peixes, frutas maduras, verduras cozidas, dentre outros. Por outro lado, evite comer doces, principalmente chocolates e chicletes, amendoins, carnes muito duras, e outros. Coma também alimentos ricos em vitamina C, pois eles ajudam a adaptação da gengiva.

Use cera dentária e compressa de água morna: A cera dentária ajuda a prevenir ferimentos causados por partes do aparelho. Faça um bolinho de cera e coloque sobre o local para cobri-lo. Da mesma forma, utilizar compressas de água morna ajuda a diminuir as dores musculares causadas pela pressão do aparelho.

Escove os dentes de três a cinco vezes ao dia, pois o aparelho acumula muitos resíduos. Para facilitar, coloque sempre escovas e pastas de dente em todas as suas bolsas ou mochilas. Assim não corres o risco de não poder escovar os dentes.

Não tenha medo de mascar chicletes: Um bom chiclete, que não fique enganchando no aparelho, pode inclusive ajudar a relaxar a musculatura e aliviar as dores, além de retirar alimentos que ficam presos no aparelho e ajudar você a se acostumar com a mastigação. Apenas tenha o cuidado de obter produtos sem açúcar.

No caso das meninas, invista em uma maquiagem nos olhos até se acostumar: No início, é muito comum que você se sinta feia ou estranha usando um aparelho. Se você não se sentir bem nos primeiros momentos, use a estratégia de maquiar mais os olhos para tirar o foco do aparelho, até você se acostumar com essa sua nova aparência.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS