Água com limão traz benefícios reais para saúde?

21 de agosto de 2019, 06:43

Tomar água morna com limão traz benefícios à saúde. Será mesmo? (Foto: Reprodução)

Não se sabe muito bem como ou quando essa moda “fitness” começou. A modelo Gisele Bündchen, entre outras famosas, já disse aderir ao hábito de tomar água com limão espremido ao acordar, de jejum ― e isso bastou para que muitas pessoas, incluindo nutricionistas e influencers de saúde, atribuíssem poderes milagrosos à receita. 

Para ficar claro: tomar um copo de água ao acordar é um ótimo hábito, uma vez que você hidrata seu corpo após muitas horas de sono. Te dá mais energia, melhora o aspecto da pele e cabelos e ajuda a equilibrar seu corpo. 

O limão, por sua vez, também é um ótimo aliado para a sua saúde. Rico em vitamina C, ele melhora sua imunidade. Por ter antioxidantes, o limão também ajuda no processo de desinflamação do organismo. O ácido cítrico presente nele ainda melhora o processo digestivo, caso consumido em jejum. 

Já em relação ao efeito “detox” e emagrecimento, não é possível confirmar tais benefícios. 

“Não emagrece e nem engorda”, afirma a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, em seu blog.

“A alegação que usam ao promover essa informação seria de que a pectina [um tipo de fibra] existente no limão que poderia aumentar a saciedade e assim fazer com que você coma menos, induzindo ao emagrecimento”, diz. “Acontece que a pectina do limão concentra-se principalmente na casca, portanto, a ínfima quantidade de pectina no sumo do limão não seria suficiente para promover tal benefício.”

Em relação ao “detox”, a nutricionista lembra que não existe um alimento com essa qualidade. O órgão encarregado por esse trabalho é o fígado ― então trate de cuidar muito bem dele. 

“Não adianta mandar ver aquele copo de água com limão em jejum depois de um final de semana de exageros alimentares, porque não é isso que vai te desintoxicar. A melhor coisa a se fazer é esquecer o que passou e tocar a vida adiante, comendo normalmente e respeitando sua fome e saciedade”, pontua a nutricionista. Ela ressalta que nenhum alimento, por si só, é capaz de engordar, emagrecer e, muito menos, promover curas milagrosas. 

Água com limão e o câncer

Outro boato sobre os efeitos milagrosos da água com limão é o combate ao câncer. 

De tempos em tempos, circulam fake news nas redes sociais e em grupos no WhatsApp afirmando que a mistura poderia combater o câncer. 

Apesar dos benefícios da fruta relacionados à imunidade, ela não tem poderes de matar células cancerígenas, destaca o Instituto Oncoguia.

“Existem mais de cem tipos diferentes de câncer, o que torna extremamente difícil (ou até impossível) que algum alimento possa ser eficiente contra todos eles”, informa o Instituto.

“Não existe nenhum estudo científico que comprove essa teoria sobre o limão. Claro que alimentação saudável e hidratação são importantes para o corpo e ajudam a prevenir diversas doenças. Mas, para tratar ou prevenir o câncer, o limão não serve”, diz o oncologista clínico Carlos Eugênio Escovar. 

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS