Acontece nesta segunda-feira (6), em Caém, o 2º Simpósio Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável
06 de novembro de 2023, 11:15
(Foto: Ascom/PMC)
Acontece durante todo o dia desta segunda-feira (6), no Salão Paroquial, o 2º Simpósio de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Caém, promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), com apoio da Prefeitura.
Espaço de proposições de ações e políticas públicas direcionadas para melhor aproveitamento das potencialidades municipais, o Simpósio conta com palestras com temas alusivos ao desenvolvimento local a partir da sustentabilidade, com o tratamento consciente dos recursos naturais e o uso racional da água e do solo.
Uma das finalidades da reunião é contextualizar através das informações e experiências narradas pelos palestrantes e representantes de setores da comunidade local presentes, a importância do desenvolvimento econômico sustentável, seja na área da agricultura de subsistência e comercial e em outras áreas como o turismo; como também suas transformações, inclusive sociais.
Conforme o secretário de Administração e Planejamento de Caém, que esteve representando o prefeito Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), o diálogo é um importante passo para o início das discussões de sistemas que são relevantes para a região, sob o aspecto do desenvolvimento sustentável, uma maneira a pensar em questões e estratégias que tragam resultados para toda a sociedade. “Precisamos está atentos e sabermos identificar e conhecer essas mudanças, por tanto se faz necessário debater as atuais tendências deste processo e seus impactos sobre não só na economia, como na sustentabilidade e na responsabilidade com o meio ambiente. Eventos como o simpósio pode, sim, ser um importante agente não só na implementação, mas também como indutor de novas políticas públicas que nos ajudem a fazer o desenvolvimento regional compatível com nossa realidade e com sustentabilidade, especialmente na utilização dos recursos naturais”, ressaltou o secretário.
Entre eixos temáticos e palestras estão sendo discutidos, o ‘Uso da terra de forma sustentável’, ‘Agroecologia e políticas públicas’, tendo como palestrante Rogério Silva Santos da Cooperativa Cofaspi; ‘Organização social e produtiva dos agricultores familiares’, ‘Desafios da gestão (Ronaldo Souza – Presidente da Cooperativa de Alimentos Coopag); ‘Uso racional da água’, ‘Reuso com captação e preservação de olhos d´água, nascentes, rios e cachoeiras’ (professor Gustavo Negreiros – Universidade Federal do Vale do São Francisco) e ‘Meio ambiente e turismo sustentável’, ‘Turismo comunitário e religioso, potencial turístico e preservação ambiental’ (Lucivaldo dos Santos – Presidente da Associação Payaya).
Estudantes e professores do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira, participam efetivamente. O evento conta também com a participação e contribuição de Evanice Lopes, presidente da Câmara de Patrimônio da Bahia).
No final das atividades acontecerá a leitura da ‘Carta do Simpósio’.
Boas Festas!