Celulares voltam a adiantar uma hora, mesmo sem horário de verão

03 de novembro de 2019, 08:32

(Foto: Reprodução)

Mais uma vez aparelhos celulares voltaram a ter o horário adiantado de forma automática para o horário de verão que não foi adota neste ano pelo Governo Federal. Usuários de diversas partes do Estado relataram nas redes sociais que o relógio de seus aparelhos adiantou em uma hora na madrugada de hoje (3).

O problema já havia sido relatado no final de semana dos dias 19 e 20 de outubro, data padrão na qual ocorria o início do horário de verão e que foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo explicações divulgadas pelo Google, as modificações realizadas nos últimos dois anos pelo governo brasileiro no horário de verão têm impacto direto no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números da Internet), usado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir sempre a hora certa. 

Para corrigir o erro, os proprietários de aparelhos Android precisam ir até o item “Configurar”; escolher a opção “Data e hora”; desmarcar a opção “Data e hora automáticas” e, em seguida, configurar a hora correta.

Os proprietários de aparelhos iPhone devem acessar a opção “Ajustes”; em seguida escolher a opção “Geral”; depois tocar na opção “Data e Hora”; então precisam desabilitar a opção “Automaticamente” na configuração do relógio e, enfim, configurar o horário correto.

Boas Festas!

VÍDEOS