Celulares tiram fotos tão boas quanto câmeras, diz fotógrafo

22 de agosto de 2019, 11:34

(Foto: Reprodução)

Os aparelhos celulares atuais podem capturar imagens com uma qualidade tão boa quanto a de uma câmera profissional. Esse foi o mote do workshop de fotografia digital do publicitário Lucas Pinhel, uma das atrações do evento SP-Foto nesta quarta-feira (21).

“Hoje um smartphone top de linha faz 80% do que uma câmera profissional faz”, afirma Pinhel. Para o publicitário, que é dono de uma empresa que faz conteúdo audiovisual para marcas, as câmeras dos celulares têm uma qualidade quase profissional.

A diferença entre o smartphone e a câmera digital, porém, segundo ele, ainda existe e não está apenas no tamanho e peso de cada um. “A quantidade de detalhes que um equipamento profissional consegue captar é muito maior que a de um celular”, diz.

Na perspectiva de otimizar e melhorar os cliques capturados pelo celular, Pinhel explicou em seu workshop técnicas fotográficas como panning – quando se borra o fundo ou o primeiro plano da imagem por meio de uma longa exposição – e também a regra dos terços, comumente utilizada na composição de fotos.

O publicitário não só falou sobre a captação, mas também da etapa de edição das fotos. Em sua apresentação, ele sugeriu aplicativos como o Adobe Lightroom, Facetune e Airbrush para melhorar a qualidade das imagens. Já para vídeos, Pinhel indicou o Inshot e Luma Fusion.

Suas dicas não se limitaram apenas às fotografias. Pinhel comentou sobre a importância do propósito de cada imagem captada. “Fotos precisam transmitir algo”, diz. “O repertório de técnicas precisa passar alguma mensagem para cativar o público.”

Boas Festas!

VÍDEOS