BAHIA: Apenas 4 cursos de Medicina tiveram nota 5 no Enamed, todos de instituições públicas

27 de janeiro de 2026, 11:32

Foram duas instituições estadual e duas federal (Foto: Virlane Carmo)

A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) avaliou 351 cursos de Medicina em todo o País. Desse número, 163 conseguiram excelência acadêmica, com notas 4 ou 5 no Conceito Enade – as maiores, já que o conceito vai de 1 a 5. As notas 1 e 2 são consideradas não proficientes pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados no dia 19 de janeiro.

Na Bahia apenas quatro cursos de Medicina estão entre os que obtiveram nota 5 no Ename; todos eles em instituições públicas. 49 cursos atingiram o conceito 5, nota máxima.

Veja a seguir quais os cursos que obtiveram nota 5:

Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) – Vitória da Conquista

Universidade Federal da Bahia (Ufba) – Vitória da Conquista

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – Ilhéus

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Paulo Afonso

ENAMED – A prova foi criada pelo MEC para conferir se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Após a primeira edição, o exame deve ser realizado anualmente.

O foco do Enamed está na avaliação da qualidade do ensino. O exame tem uma nota de corte para avaliar quem é um “profissional minimamente competente”. Segundo os critérios divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a nota de corte do exame é 60 pontos.

Publicidade

VÍDEOS