A tradicional subida ao Cruzeiro de Jacobina continua com a ‘tradicional’ ausência do Poder Público Municipal

18 de abril de 2025, 13:14

Jacobinenses e turistas cumprem a tradição da subida à Serra do Cruzeiro na Sexta-Feira da Paixão (Foto: Notícia Limpa)

E a subida da Serra do Cruzeiro na Sexta-Feira da Paixão em Jacobina continua a mesma. Sem a presença do Poder Público, uma das principais tradições do município tem perdido o encanto de outrora, quando famílias da cidade e turistas transformavam as escadarias em um verdadeiro tapete humano, sem se preocupar com segurança, por exemplo.

O Cruzeiro, como é chamado o cume da serra que leva o mesmo nome, já é, durante todo o ano, um dos pontos turísticos mais visitados de Jacobina, mas mesmo assim, nenhuma estrutura para proporcionar comodidade aos visitantes é oferecida.

A falta de toldos para proteção contra o sol, tanto no início da subida, como na área da cruz e da capela no alto da serra, presença de profissionais de saúde e até a oferta de água para hidratação, foram algumas das reclamações.

“É um absurdo, um evento tão importante para nossa cidade não tem recebido a atenção que deveria pela Prefeitura Municipal. Uma verdadeira falta de respeito com os moradores da cidade e com os visitantes”, criticou uma visitante a ausência de serviços básicos durante o que considera “um momento especial para o turismo, a cultura e a religiosidade da cidade”.

O número de visitantes à Serra do Cruzeiro tem diminuído a cada ano

As limitações não são empecilhos para cumprir a tradição

Boas Festas!

VÍDEOS