A vida escolar através de uma ‘caixa da saudade’

13 de novembro de 2024, 10:24

Um dia memorável para a turma do 3º Ano do Ensino Médio 2024, do Colégio Yolanda Dias Rocha, em Jacobina (Foto: Reprodução)

Despedida do ‘Terceirão do Colégio Yolanda 2024’ é marcada por muita emoção

A vida escolar é uma importante etapa para as crianças e adolescentes, é um período onde se aprende, se socializa e se desenvolve. O ambiente escolar é o principal lugar de aprendizado e trocas de conhecimentos e amadurecimento, principalmente intelectual; mas é também onde se aprende a respeitar e valorizar a família e os com que convive diariamente.

A emoção, muitas vezes acompanhada lágrimas, faz parte de todo o ciclo estudantil, desde o seu começo – lá no jardim da infância quando do primeiro contato com a primeira professora ou professor, com os coleguinhas e com um novo ambiente fora de casa – até o momento das conclusões dos ensinos fundamental e médio, quando o sentimento de despedida aflora e é recorrente, juntamente com a sensação de dever cumprido, mesmo sabendo que tudo que passou faz parte de um conjunto resumido em um passo para um novo caminho, o da universidade.

CAIXA DA SAUDADE – A dor no peito, a saliva arranhando a garganta, os olhos lacrimejando e os soluços não acusavam tristeza, mas a saudade que estava por vir.

Afeto, amor, afeição, carinho, amizade, apego, ligação, ternura, estima, bem-querer, querença, envolvimento, afinidade… Todos os sentimentos possíveis e impossíveis tomaram conta de alunos, pais, professores, corpo técnico e demais pessoas que participaram da emocionante despedida dos alunos do terceiro e último ano do ensino médio do Colégio Yolanda Dias Rocha, de Jacobina, ocorrida na última sexta-feira (8).

Os alunos foram surpreendidos com uma homenagem inusitada por parte dos seus familiares e do colégio: a ‘Caixa da Saudade’, onde pertences dos alunos, desde a iniciação escolar, como fardamentos, trabalhos escolares, fotografias, brinquedos, entre outros materiais foram reunidos e entregues a cada um.

“Nunca imaginei que meus pais guardavam a minha primeira chuteira, ainda quando eu tinha três anos de idade; os registros do meu primeiro dia de aula com a minha primeira farda, as fotografias. Muito legal a iniciativa. Assim como toda a nossa vida na escola, este momento ficará gravado em nossas memórias”, disse o aluno Enzo Vieira Lima.

Parabéns para os concluintes do ‘Terceirão’, boa sorte para as próximas jornadas.

Enzo, Arthur, Lavínia, Ana Laura, Eduarda Jasmynne, Felipe, Flávio, Giovana, Guilherme, Haziel, Igor, Isaías, Valquer, Julia, Kalliel, Kauan, Lara, Levy, Lívia, Maria Clara, Maria Eduarda Freire, Maria Eduarda Vieira, Mariana, Matteo, Raquel, Taline, Daniel e Marcelle.

Boas Festas!

VÍDEOS