Começam a valer as novas regras do Pix nesta sexta-feira (1º)
01 de novembro de 2024, 08:03
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A partir desta sexta-feira (1º), o Pix tem novos mecanismos de segurança de transferências aprimorados. Entre as mudanças podemos destacar o combate a golpes e fraudes, valor diário de envio e atualização no regulamento do Pix para as instituições financeiras.
Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.
O Banco Central (BC) esclarece que a exigência de cadastro valerá apenas para os celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer Pix. Para os dispositivos atuais, nada mudará.
Outras mudanças futuras já foram anunciadas. Um deles é o Pix Automático, que estava previsto para outubro deste ano, mas teve o lançamento adiado para 16 de junho de 2025.
A ideia é o usuário da plataforma possa dar uma autorização prévia no celular ou no computador para permitir débitos periódicos, sem a necessidade de autenticar cada transação. Isso valeria para programar pagamentos de mensalidades e assinaturas – à imagem e semelhança do que acontece no cartão de crédito.
Confira abaixo as principais mudanças e como elas podem impactar o seu dia a dia:
1. Limite de valor para transações
O Banco Central decidiu aumentar o limite de valores que podem ser transferidos pelo Pix. Agora, o valor máximo será determinado pelo seu banco, levando em conta o perfil de cada cliente.
Isso significa que o seu limite pode ser maior ou menor, dependendo do seu histórico de uso e do que o seu banco considerar adequado. Essa medida é para ajudar na segurança e evitar fraudes.
2. Horário para transações noturnas
Uma das novas regras envolve o horário de transações consideradas noturnas (entre 20h e 6h). Antes, havia um limite padrão para o valor das transferências durante esse período, como uma forma de segurança extra.
Agora, você poderá ajustar esse limite no seu banco, conforme suas necessidades, o que dá mais flexibilidade para quem precisa fazer pagamentos de maior valor à noite. Essa mudança visa permitir mais controle e personalização para cada cliente.
3. Confirmação de recebimento
Outra novidade é a exigência de confirmação de recebimento em algumas situações. Ao fazer uma transferência, o destinatário poderá ter que confirmar que recebeu o valor.
Essa é uma medida para dar mais segurança e evitar erros durante a transação. Essa confirmação será exigida principalmente para transferências de valores altos.
4. Alteração nas chaves Pix
Será mais fácil e seguro trocar a sua chave Pix de um banco para outro. Se você mudar de conta e quiser levar suas chaves Pix (CPF, telefone, e-mail), o processo será mais simples, evitando a burocracia.
Essa mudança facilita para quem quiser trocar de banco, sem precisar alterar todas as suas informações.
Boas Festas!