NTE 16 e municípios discutem o programa Criança Alfabetizada e fazem entrega de óculos Orcam (FOTOS)
07 de agosto de 2024, 17:35
O encontro contou com secretários de Educação dos nove municípios que compõem o NTE 16 (Foto: NTE 16)
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada já conta com a adesão de todos os municípios que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina (NTE 16).
Os municípios aderiram voluntariamente à política desenvolvida para garantir a alfabetização de 100% das crianças ao fim do segundo ano do Ensino Fundamental.
Na Bahia o programa é coordenado pela Secretaria de Educação, através dos NTE’s e das secretarias municipais de Educação.
Na manhã desta quarta-feira (7), um encontro realizado na sede do NTE 16, em Jacobina, com as participações de secretários de Educação, outros representantes municipais e técnicos do órgão, discutiu sobre a implantação do programa e alguns alinhamentos.
A diretora do NTE 16, Nazaré Costa, destacou a importância da participação dos municípios ao que considera uma das principais ações governamental para zerar o analfabetismo.
“Agradecemos pela adesão e pelo compromisso por uma causa que mudará a realidade da educação nos municípios. Estaremos juntos em trabalhar incansavelmente para promover um ensino de qualidade, visando além do desenvolvimento intectual e cultural, mas, principalmente humano”, disse Nazaré.
Óculos Orcam
Durante o evento foram entregues mais 5 óculos Orcam para alunos matriculados na rede estadual, cadastrados com deficiência visual total ou baixa visão. Na área de abrangência do NTE 16 já foram entregues 20 unidades.
O acessório consiste em um par de óculos utilizados como suporte para uma câmera inteligente, que captura uma imagem do ambiente e articula as informações visuais em voz alta e em tempo real.
Boas Festas!