Diário de Classe Digital e o uso de tablets foram pautas de reunião dos coordenadores pedagógicos do NTE 16
10 de abril de 2024, 11:22
A diretora do NTE 16, Nazaré Costa, fez a abertura do evento (Foto: Ascom/NTE16)
Coordenadores pedagógicos que atuam estabelecimentos de ensino na área do Núcleo Territorial de Educação (NTE 16), estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (8), na sede do órgão, em Jacobina. Na pauta, o Diário de Classe Digital o uso de tablets nas salas de aula.
Após apresentação do curta-metragem “Respeito à diferenças”, onde são abordadas as características e direitos dos seres humanos e da pluralidade social de forma fraterna e solidária, a diretora do NTE 16, Nazaré Costa, fez a abertura do evento ratificando a importância de se construir a vida e a convivência através da aceitação e respeito pelo diferente. “É preciso respeitar e escutar a realidade do outro para construímos uma sociedade que enfrente seus preconceitos, que acolha a pluralidade e respeite a diversidade. Nós como educadores podemos contribuir para a formação de uma sociedade sem preconceitos”, salientou Nazaré.
As pautas iniciaram com a orientação sobre o uso da ferramenta do Diário de Classe Digital pela técnica Juliana Santos da Costa, responsável pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc).
O Diário Digital é uma ferramenta estratégica de acompanhamento e monitoramento do aluno. Moderna ferramenta facilitadora para os professores no registro das notas e da frequência dos alunos, tem também o papel de monitorar o desempenho escolar. A iniciativa visa facilitar a construção de metodologias apropriadas para o contexto tecnológico e possibilitar a inclusão digital
Em seguida a professora doutora Ivana Oliveira, discutiu sobre as possibilidades pedagógica do uso dos tablets, destacando que o uso do equipamento em sala de aula dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e interativas e que os aplicativos pedagógicos instalados nos tablets atendem os diferentes componentes curriculares como Matemática (Calculadora Gráfica, Geometria e Geogebra); Português e Libras (Dicio, FioLibras, Hand Talk, Jamboard e Google tradutor), entre outros.
O professor Fernando Filho do Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep), apresentou os aplicativos integrados aos tablets, esclarecendo dúvidas.
Boas Festas!