Comunidade quilombola de Caém receberá uma das mais modernas creches da Bahia

22 de fevereiro de 2024, 16:23

A creche de Várzea Queimada terá capacidade para atender 120 crianças (Foto: Ascom/PMC)

A comunidade quilombola de Várzea Queimada, no município de Caém, receberá brevemente uma das mais modernas e bonitas, quiçá não for a única até o momento, creches da Bahia. O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura está concluindo a construção do prédio que terá capacidade para 120 crianças de zero a seis anos de idade.

Erguida numa região onde a vegetação predominante é a caatinga e o clima na maior parte do ano é muito quente, o equipamento de educação infantil contará com 6 salas de aulas climatizadas, berçários, fraldários, refeitório, banheiros adaptados, parques infantis, solários individuais (espaço para brincar, compartilhar brinquedos e tomar sol), lavanderia, sala de administração, entres outros dispositivos. As crianças terão acesso também a iniciação da educação do campo, a partir do contato com uma horta que também fará parte das instalações. Com funcionamento em tempo integral, na creche serão servidos café da manhã, lanche, almoço e uma outra alimentação reforçada antes dos pequenos retornarem para suas casas.

O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), durante visita de inspeção do andamento da obra se encontrou com famílias , educadores e lideranças da comunidade. Em um bate papo com os moradores o chefe do Executivo local destacou o compromisso da sua gestão para a melhoria de vida da população e o importante apoio do Governo da Bahia com o município, desde o então governador Rui Costa e o atual timoneiro, Jerônimo Rodrigues, principal responsável para que a obra da creche fosse uma realidade.

“Não temos dúvidas que muitas crianças atendidas por este importante equipamento educacional chegarão nas próximas fases de aprendizado com mais confiança e conhecimento, com capacidade para estudar qualquer curso do seu interesse. O nosso papel é justamente esse, o de oferecer oportunidades através de prédios apropriados e humanizados, e com ensino de qualidade com a valorização dos profissionais de educação e de professores”, destacou o prefeito, enfatizando o apoio que tem recebido do governador Jerônimo Rodrigues e dos representantes de Caém nos legislativo estadual e federal, Ângelo Almeida e Lídice da Mata, respectivamente. “Várzea Queimada vai ter uma das melhores obras de nossa gestão. A comunidade merece”, concluiu.

Arnaldinho estava acompanhado do secretário Municipal de Educação Ronaldo Alves, da coordenadora do Núcleo Territorial de Educação (NTE) Nazaré dos Santos e do representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), José de Jesus.

Boas Festas!

VÍDEOS