Sacas de milho garantirão alimento para os rebanhos de agricultores familiares de mais dois territórios baianos
19 de fevereiro de 2024, 09:20
A iniciativa é executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) (Foto: Ascom/SDR)
Foram entregues pelo Governo da Bahia, neste domingo (18/02), no município de Ruy Barbosa, mais de quatro mil sacas de milho destinadas a agricultores e agricultoras de 20 municípios dos territórios Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina. Na ação, que integra o Plano Estadual de Enfrentamento aos Efeitos da Seca, serão entregues para esses dois territórios, aproximadamente sete mil sacas de milho nos próximos dias.
A iniciativa é executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo da distribuição das sacas de milho é garantir alimentação animal para rebanhos caprinos, ovinos e bovinos.
“Por meio da CAR, estamos entregando a prefeituras de municípios com Decreto de Emergência um total de 212 mil sacas de milho de 60 quilos para serem distribuídas entre 21.210 famílias agricultoras cadastradas no Plano Estadual de Enfrentamento aos Efeitos da Seca. No município de Ruy Barbosa estão sendo entregues 6.933 sacas para 20 municípios dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, que são fundamentais para a alimentação animal dos rebanhos caprinos, ovinos e bovinos dos nossos agricultores que sofreram com esse fenômeno climático extremo”, ressaltou o diretor geral da CAR, Alexandre Simões.
Antônio Raimundo de Sena, da comunidade Nova Conquista, a 60 quilômetros da sede do município de Ruy Barbosa, que é um dos agricultores atendidos por essa iniciativa, afirmou que a ação vai contribuir para a continuidade dessa atividade na sua propriedade, onde cria galinhas, suínos e bovinos. “Esse milho vai ajudar na ração dos nossos animais que estão passando por uma situação muito difícil e vai ajudar muita gente para evitar perdas de animais por falta de alimentação, pois nós tivemos um verão muito prolongado”.
José Rodrigues dos Santos, da localidade Fazenda Conforto, em Ruy Barbosa, que também cria animais e ganha nova nova perspectiva com a chegada de reforço para alimentação do rebanho, falou sobre a importância da ação. “Esse milho vai ajudar muito a alimentar os animais, que sofreram muito com a seca que teve aqui. Eu só tenho a agradecer”.
Bahia Sem Fome
Durante o evento, foram entregues também 400 cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas no sistema municipal.
Ascom/SDR
Boas Festas!