Qualidade em saúde pública: Caém alcança 2ª posição no ranking dos Indicadores do Previne Brasil em toda a sua região e a 22ª em todo o Estado

01 de fevereiro de 2024, 15:40

Sede da Prefeitura de Caém, na Praça Desembargador Souza Dias (Foto: Gervásio Lima)

A saúde de Caém segue se destacando. De acordo com o ranking do Previne Brasil, divulgado nesta semana, o município é o 2º colocado em toda a região e o 22º entre os 417 municípios da Bahia, no último quadrimestre de 2023, conforme o Ministério da Saúde.

Conforme o secretário de Saúde de Caém, Antônio Carlos Nunes, a classificação se dá mediante ao número de consultas de pré-natal e de testes preventivos realizados nas unidades de saúde. Os requisitos do Previne Brasil também anotam números de consultas odontológicas, exames de Papanicolau, aplicação de vacinas e programas efetivos para diabéticos e hipertensos.

“Alcançar esta posição no ranking é uma conquista coletiva que se reflete no comprometimento, dedicação, empenho e competência dos profissionais de saúde e da gestão municipal para proporcionar saúde e qualidade de vida para a população de Caém”, salientou o secretário.

Previne BrasilCriado em 2019, o Programa tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos e métricas de desempenho das unidades de saúde da Atenção Básica. O Programa também é um meio pelo qual o Ministério da Saúde usa para determinar algumas formas de repasse financeiro aos municípios. A cada quatro meses, os municípios brasileiros passam por uma avaliação crítica do desempenho.

Boas Festas!

VÍDEOS