Lei Municipal determina que festejos de São Pedro de Caém sejam obrigatoriamente chamado ‘Arraiá do Papagaio’
14 de setembro de 2023, 14:45
O projeto foi apresentado pelos vereadores Pablo Diego Piauhy e Joelson Jesus Rocha (Kenho Goleiro) (Foto: Ascom/CMVC)
Agora é lei. De proposição dos vereadores Joelson Jesus Rocha (Kenho Goleiro) e Pablo Diego Piauhy, foi aprovado por unanimidade durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, ocorrida na manhã desta quinta-feira (14), o Projeto de Lei que institui como nome oficial da festa do São Pedro de Caém a denominação de “Arraiá do Papagaio”. Realizada pelo Poder Público Municipal, o tradicional festejo junino será obrigatoriamente denominado como “Arraia do Papagaio”, a partir de 2024.
Conforme a nova lei, fica proibido a utilização de subtítulos para denominação da festa e serão permitidos apenas outras denominações para blocos ou festas particulares no período momesco, e estes deverão obrigatoriamente mencionar em sua divulgação e publicidade que os eventos serão realizados durante a realização dos “Festejos do Arraia do Papagaio”.
Na justifica os vereadores que apresentaram o Projeto de Lei afirmam que o São Pedro de Caém além de proporcionar alegria e diversão, já virou a maior e mais tradicional festa do município, gerando emprego e renda para muitos munícipes. Kenhoe Pablo destacam ainda que há cerca de três décadas de realização a festa já recebeu diversas denominações, impossibilitando desta forma, a criação de uma identidade cultural que venha a fortalecer a marca e a grandiosidade do evento.
“Arraia do Papagaio remete a história e identidade do território caenense, haja vista que antes da emancipação o município já foi conhecido como Sítio do Papagaio, por tanto esta propositura tem como objetivo oficializar tal denominação, impedindo assim que os gestores municipais possam nomear com outros temas nossa tradicional festa que é a festa que mais movimenta a cultura, o lazer e a economia do nosso município”, ressaltam os edis.
Boas Festas!