Como identificar plantas utilizando a câmera do celular

11 de julho de 2023, 10:29

A pesquisa de imagem do Google promete ser uma poderosa aliada, identificando flores, árvores e espécies variadas (Foto: Reprodução)

Os amantes das plantinhas sabem como ninguém cultivar diferentes espécies e, muitas vezes, até reconhecer uma relativa gama delas com apenas um olhar. Mas mesmo para aficionados nesse universo, há casos em que o reconhecimento não se dá de uma forma assim tão imediata.

A boa notícia é que há diversos recursos e aplicativos que podem ser usados em smartphone, ou mesmo pelo computador, para ajudar na identificação. Essa função também pode ser útil antes de comprar uma determinada espécie, permitindo entender quais cuidados devem ser adotados antes de levar um novo vaso para casa. Confira, agora, 3 possibilidades para explorar.

1. Realizando a busca pelo iPhone

Para usuários do iPhone, a pesquisa visual promete ser uma mão na roda, principalmente para quem não quer instalar um novo aplicativo no dispositivo: para utilizar essa função, basta tirar uma foto da planta, flor ou árvore que deseja saber mais.

Em seguida, ao visualizar a imagem capturada em tela cheia, clique no ícone com a letra i, que indica que há resultados relacionados disponíveis. Assim, uma janela será aberta com a pesquisa, facilitando o reconhecimento de qual espécie se trata.

Além de identificar plantas, essa função pode ser utilizada para realizar busca relacionada a outros objetos que apareçam numa determinada foto, como estátuas e obras de arte. O mesmo vale para a pesquisa de imagem relacionada a insetos e animais de estimação.

2. Pesquisando por meio de um aplicativo

Diversos aplicativos disponíveis na App Store e na Play Store oferecem recursos interessantes para auxiliar na pesquisa, o que se torna uma opção recomendada para quem tem Android, já que não há uma função nativa na galeria dos aparelhos com esse sistema.

Dentre eles, temos o aplicativo PlantNet. Ele identifica espécies a partir de imagens das folhas, ou ainda da flor, oferecendo várias informações, inclusive sobre as plantas semelhantes. O aplicativo ainda disponibiliza links com referências para outros sites, sendo útil para quem estiver em busca de mais detalhes.

E nunca é demais lembrar: antes de instalar qualquer app, vale a pena dar uma olhada nas avaliações disponíveis, além de se atentar à política de dados e privacidade e se realmente se trata de um aplicativo gratuito, evitando surpresas.

3. Utilizando a pesquisa de imagem do Google no celular ou pelo PC

Por meio do aplicativo de pesquisa do Google, ou mesmo pelo computador, é possível realizar processo semelhante ao utilizar a pesquisa de imagem.

Para isso, basta enviar ou realizar a captura da imagem da planta, que a ferramenta Google Lens irá apontar os resultados. Isso pode facilitar tanto a identificação, quanto a busca por informações específicas. A partir disso, fica muito mais fácil descobrir se a espécie em questão é tóxica, quais cuidados ela exige, e muito mais

Mega Curioso

Boas Festas!

VÍDEOS