Vereador Martins discute a cadeia produtiva do sisal com representantes do MDA e da Conab
28 de março de 2023, 15:29
Vereador Martins (Jacobina), Silvio Porto (Conab), Rose Pondé (MDA), Ismael Ferreira (representante de Valente) e Urbano Carvalho (Conceição do Coité) (Foto: Reprodução)
O vereador Martins dos Santos (PT), tem se tornado o principal interlocutor da cultura do sisal no Território Piemonte da Diamantina.
Além da defesa dos trabalhadores, o edil tem buscado junto aos poderes públicos, tanto nas esferas municipal, estadual e federal, meios para a valorização da cadeia produtiva da fibra, responsável por um número expressivo de contratações de mão de obra rural e uma importante fonte de renda das comunidades no entorno das propriedades agrícolas.
Nesta segunda-feira (27), o vereador Martins esteve participando em Salvador de uma reunião envolvendo representantes de cooperativas e associações sisaleiras da Bahia, do Ministério de Desenvolvimento Agrário e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Durante o encontro foram discutidas as prioridades para a cadeia produtiva de sisal. Além das condições de trabalho, legalização, preço e treinamentos para os trabalhadores, estavam entre as pautas a decisão de normas e políticas públicas sobre inclusão das fibras naturais nos desafios, estímulos, financiamentos, entre outras ações institucionais, visando também mitigação das mudanças climáticas, visando reduzir os impactos ambientais nocivos da atividade humana.
Conforme Martins, a região de Jacobina, mas precisamente o alto sertão e chapada, são as maiores áreas plantadas de sisal da Bahia e historicamente vem sofrendo por falta de políticas públicas específicas para o setor, tanto na mão de obra, o cultivo e a comercialização, se fazendo necessário buscar um empoderamento desta importante cadeia produtiva.
“Estamos incansavelmente buscando melhoria das condições de trabalho e a valorização deste histórico e importante produto para a nossa região que é o sisal”, salientou o vereador, elogiando a iniciativa do MDA e a Conab de discutir o assunto.
“Precisa melhorar muito e as necessidades de investimento, não só na comercialização, mas principalmente na compra de equipamentos e sobretudo nas pessoas, nas vidas que estão trabalhando nos motores dos campos do sisal”, destacou o vereador.
Boas Festas!