Caém recebe mais 10 módulos de sanitários sustentáveis
20 de junho de 2022, 15:04
Os equipamentos serão encaminhados para famílias da comunidade de Várzea da Pedra, no interior do município (Foto: Ascom/PMC)
Fazendo parte da segunda, de três etapas, já estão em Caém mais dez módulos de sanitários sustentáveis para ser entregues às famílias cadastradas. Os equipamentos serão instalados na comunidade de Várzea da Porta, na região do povoado de Piabas, completando um total de 25. A próxima remessa serão 5 sanitários para a localidade de Curral Velho.
Diferentemente dos banheiros químicos, o módulo de sanitário sustentável é um sistema autônomo, que garante um manejo higiênico e seguro. Ele funciona sem água, sem energia, sem produtos químicos e com manutenção semestral. Por conta de um sistema especial de exaustão, os equipamentos fornecem conforto térmico e nenhum odor.
Como funciona – Segundo a empresa JCR, desenvolvedora do projeto, as fezes e urina se convertem em resíduo seco e torna-se fertilizante sem precisar de água. A tarefa pode ser executada com facilidade, segurança e de forma higiênica por uma só pessoa, sem necessidade de equipamentos especiais. O manejo do resíduo seco e estabilizado não causa nenhum impacto negativo para o meio-ambiente.
O município de Caém é o segundo do Brasil a receber os sanitários sustentáveis, através do Programa Mais Dignidade no Campo, uma parceria da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) e a Prefeitura Municipal.
Boas Festas!