15 tremores de terra são registrados em Jacobina neste domingo (8)
08 de maio de 2022, 16:37
As ocorrências sísmicas têm acontecido com frequência no município de Jacobina, deixando a população preocupada (Foto: Notícia Limpa)
Entre a madrugada e a manhã deste domingo (8), foi registrado o maior número de tremores de terra em Jacobina. Conforme as estações sismográficas instaladas recentemente no município e operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Norte (LabSis/UFRN), cerca de 15 abalos sísmicos aconteceram em pouco intervalo de tempo.
A ocorrência de maior magnitude, registrada às 4h48, foi calculada preliminarmente em 2.3 mR (Escala Richter). Conforme informações do LabSis, o evento foi sentido por moradores da localidade de Jaboticaba. Os demais tremores (14) tiveram magnitude igual ou inferior a 1.0 mR.
O último abalo registrado na região de Jacobina ocorreu na última quinta-feira (5), de magnitude preliminar de 2.1 mR.
Em contato com o Notícia Limpa, o geofísico da UFRN, Eduardo Menezes, os epicentros estão na sua maioria concentrados na área da mineração de ouro (JMC/Yamana Gold), mas a definição da associação entre as detonações para a extração do minério e as ocorrências sísmicas não foi concretizada. “Teremos que ter mais dados ao longo do tempo de monitoramento, só assim teremos uma possível correlação. Não temos subsídios que certifique essa associação”, disse o geofísico, completando que “o estudo depende de dados , o importante, e o acompanhamento inloco , assim logo conseguirá as respostas”.
Boas Festas!