Encontro de conselheiros municipais de educação debate a ‘educação do Piemonte da Diamantina’
28 de março de 2022, 14:27
Participaram do encontro os conselheiros das cidades de Ourolândia, Caém, Jacobina, Várzea Nova e Serrolândia (Foto: Reprodução)
O município de Jacobina sediou no último dia 24, o 1º Encontro Territorial de conselheiros municipais. O evento que aconteceu na sede da APLB/Sindicato, teve como objetivo debater experiências e ações que visam o atendimento educacional de qualidade no Piemonte da Diamantina.
Participaram do encontro os conselheiros das cidades de Ourolândia, Caém, Jacobina, Várzea Nova e Serrolândia. A anfitriã, Joelma Alves falou da importância do encontro, “estamos a cada dia fortalecendo a educação pública no nosso território e o resultado dessa articulação é a melhoria da educação municipal, onde todos poderão atender ao que lhe é peculiar e aquilo que nos une territorialmente”, salientou.
A representante da cidade de Caém, Ana Lúcia Loula Moreira, destaca que os conselhos, quando são atuantes, ajudam a alavancar os indicadores educacionais dos municípios. “Os Conselhos não são opositores, ao contrário, são parceiros na condução da educação municipal. Portanto, discutir o funcionamento deles é de fundamental importância”, disse Ana Lúcia, representante de Caém.
Responsáveis pelo acompanhamento, fiscalização e monitoramento das políticas educacionais em âmbito municipal, os Conselhos Municipais de Educação (CME) tem como atribuições estabelecer diretrizes, acompanhar o funcionamento das escolas, normatizar os conselhos escolares e analisar as questões relativas à educação e à aplicação da legislação, dentre outras.
O próximo encontro deverá acontecer no próximo mês de abril, com as presenças, além dos conselheiros, de representantes de secretarias de Educação e do Ministério Público.
Boas Festas!