Menino dado como desaparecido pegou voo sozinho e desembarcou em SP
01 de março de 2022, 15:07
Em nota ao G1, a Latam disse que acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar após identificar que o menor estava sozinho no voo (Foto: Reprodução)
Dado como desaparecido na manhã de sábado (26), Emanuel Marques de Oliveira foi localizado. No entanto, o menino, de nove anos, estava bem longe de casa. Ele foi encontrado na Grande São Paulo, mais especificamente no aeroporto de Guarulhos.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, o menino pesquisou na internet como entrar em um avião despercebido. Dessa forma, ele pegou um voo da Latam de Manaus para São Paulo. O mais curioso é que a criança embarcou sem passagem aérea, documentos e malas.
Ainda segundo a corporação, a criança foi ouvida pelos policiais e revelou desejo de morar em São Paulo com outros familiares. A PC segue investigando o caso.
Desaparecimento
A eletricista Daniele Marques contou ao G1 que percebeu o desaparecimento do filho logo no início da manhã de sábado. A família mora no bairro Tarumã na capital amazonense.
“Acordei às 5h30, fui ao quarto dele, e vi que ele estava dormindo normalmente. Depois mexi um pouco no celular e levantei novamente, já às 7h30, quando percebi que ele não estava mais no quarto e comecei e me desesperar”, afirmou.
Com isso, a mãe decidiu registrar um boletim de ocorrência e já divulgou a foto do filho nas redes sociais. Foi quando Daniele recebeu uma ligação da Latam dizendo que o filho estava no aeroporto de Guarulhos.
“Assim que eles me contaram que ele estava lá [no Aeroporto de Guarulhos], avisei a delegada. Os policiais até perguntaram se eu podia ir buscá-lo, mas eu disse que não teria como fazer isso, e sim queria que a empresa Latam retornasse com o meu filho”.
Somente no domingo Emanuel conseguiu retornar para casa e reencontrar a mãe.
“Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa [no bairro Tarumã-Açu] até chegar no aeroporto. Depois olhou no painel o horário dos voos, e entrou em um deles. O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque”, disse a mãe.
“O que eu fico pensando é como uma criança consegue passar por um sistema de aeroporto que é tão burocrático para gente passar. Por isso eu quero uma resposta da companhia aérea e do aeroporto sobre como o meu filho conseguiu embarcar sozinho”, concluiu Daniele.
O que diz a Latam e o aeroporto?
Em nota ao G1, a Latam disse que acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar após identificar que o menor estava sozinho no voo. Ele foi encaminhado para um abrigo para aguardar os trâmites necessários até a recondução dele para Manaus.
A companhia aérea não deu mais detalhes, e informou que ainda está apurando o ocorrido.
Ao g1, o Aeroporto Internacional de Manaus alegou que o caso está sob apuração interna, assim como a verificação das imagens das câmeras de segurança.
Boas Festas!