EXCLUSIVO – Estações sismográficas serão instaladas em Jacobina para detectar oscilações de terra
09 de fevereiro de 2022, 11:09
O número de ocorrências sísmicas aumentou consideravelmente em Jacobina nos últimos anos (Foto: Notícia Limpa)
O NOTÍCIA LIMPA (NL) foi informado de primeira mão da instalação de uma rede de sismógrafos no município de Jacobina, com o objetivo de mapear e estudar os tremores e as causas dos mesmos inloco.
Segundo Eduardo Menezes, mestre em geofísica do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), inicialmente serão instaladas seis estações sismográficas de última geração, como apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estudos Tectônicos, o que proporcionará uma transmissão em tempo real dos dados. Os aparelhos são capazes de detecta as oscilações na terra, desde pequenos abalos até os maiores,
O geofísico que estará na cidade acompanhando os trabalhos de implantação do sistema de monitoramento, disse para a reportagem do NL que as instalações já acontecem a partir da próxima terça-feira (15). “Deveremos fazer algumas palestras nas comunidades que de fato observam com mais frequência os tremores e têm relatado os efeitos dos mesmos nos últimos meses, por isso que é importante o mapeamento dessas áreas, até mesmo pra conhecermos os riscos”, disse Eduardo, informando ainda que entrará em contato com a prefeitura e a Defesa Civil Municipal para acompanhar o trabalho.
Uma estação sismológica definitiva, capaz de monitorar em tempo real as ocorrências de abalos sísmicos deverá dirimir dúvidas com relação às verdadeiras causas dos abalos que vem ocorrendo na cidade. O município de Jacobina já se tornou conhecido pelo histórico de tremores de terra. As recentes atividades sísmicas na região têm preocupado moradores por conta da presença de duas barragens de rejeitos, uma em atividade e outra desativada, de uma mineradora de ouro.
Boas Festas!