Medicamento anticovid de Pernambuco será testado em animais

22 de novembro de 2021, 16:23

O estudo já passou por várias etapas e continua contando com a colaboração de 30 pesquisadores entusiasmados com o projeto (Foto: Reprodução)

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE) estão desenvolvendo, em parceria com a financiadora de projetos Of Joseph do Brasil, uma molécula que será usada na produção de um medicamento antiviral e com atividade anti-inflamatória, ideal para prevenir a covid-19. Trata-se de um sistema nanoestruturado que recebeu o nome de Amparo. Essa molécula é criada a partir de uma proteína secretada pelo fígado, a “lectina ligadora de manose”, que já faz parte das defesas naturais do organismo. E o resultado será uma solução em forma de aerosol capaz de inativar o novo coronavírus na mucosa pulmonar.

Iniciado no ano passado, o estudo já passou por várias etapas e continua contando com a colaboração de 30 pesquisadores entusiasmados com o projeto, entre eles a professora Patrícia Moura.

A expectativa dos pesquisadores é conseguir testar o Amparo em animais até o final deste ano. O registro internacional do medicamento vai permitir que ele passe por experimentação também na Holanda, por meio de um acordo de cooperação internacional da Of Joseph Brasil com centros de pesquisa da cidade de Maastricht.

Com informações da Agência Brasil

Boas Festas!

VÍDEOS