Bahia: Jacobina fecha maio com 4 tremores de terra; total já chega a 12 no ano
01 de junho de 2021, 16:57
Conforme o LabSis/UFRN, sem uma estação de sismologia local não é possível identificar com precisão os epicentros dos tremores em Jacobina (Foto: Notícia Limpa)
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), divulgou nesta terça-feira (1) o boletim de eventos sísmicos registrados pelas estações sismográficas operadas pelo LabSis no mês de maio deste ano. No documento apresentado 29 eventos sísmicos foram listados, destacando o dia em que ocorreram, o horário (UTC), a magnitude preliminar e a localização do evento.
Entre os municípios da Bahia onde a terra tremeu no mês de maio Jacobina aparece na liderança com 4 ocorrências, sendo 2 no dia 10, ambos com abalos de 2.0 de magnitude e os demais nos dias 24 e 25 , com magnitude 1.2 e 1.0, respectivamente. As demais cidades baianas que aparecem na lista são Amargosa, com 3 tremores, Ipiaú, Andorina, Ubaira e Curaça completam a relação com 1 acontecimento cada.
Conforme noticiado pelo NOTÍCIA LIMPA, do mês de janeiro até o momento já somam 10 eventos, com magnitudes variando entre 1.0 a 3.0mR. O site entrevistou no início de maio o geofísico do LabSis, Eduardo Menezes que informou desconhecer as causas dos abalos pois somente um levantamento minucioso poderá indicar o que está provocando os fenômenos. O geofísico esclareceu que para isso se faz necessária a instalação de estações sismográficas no município para se fazer o monitoramento local e a partir daí realizar estudos e mapeamentos mais detalhados para identificar inclusive a origem dos eventos, já que a estação que mede os abalos sísmicos está instalada na cidade de Ponto Novo, a mais de 70 km distante de Jacobina.
As autoridades públicas de Jacobina ainda não se pronunciaram publicamente sobre o assunto que tem preocupado moradores por conta da presença de duas barragens de rejeitos de uma empresa de mineração que atua na cidade.
Triângulos azuis indicando a localização das estações sismográficas e estrelas vermelhas os tremores
A lista dos 29 eventos do Boletim Sísmico publicada pelo LabSis-/UFRN e o resultado da análises dos principais sismos registrados pela rede RSISNE operada pelo LabSis/UFRN no Nordeste do Brasil podem ser acessados através do endereço eletrônico:
http://www.labsis.ufrn.br/noticias/45600771/labsis-divulga-boletim-sismico-referente-ao-mes-de-maio
Boas Festas!