Band veicula campanha com informações falsas sobre a covid-19
09 de março de 2021, 12:25
(Foto: Reprodução)
A Rede Bandeirantes de Comunicação veiculou no domingo (7) uma campanha com informações falsas sobre a covid-19. O informe foi exibido no Rio de Janeiro (RJ) e em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. As informações são do Uol.
No vídeo, uma voz acompanhada de ilustrações afirma que para saber se está infectado com o coronavírus, basta prender a respiração por 10 segundos — caso não sinta desconforto, “você não está infectado”. Além disso, recomendava tomar água a cada 15 minutos. “Mesmo que o vírus entre, a água o levará até sua barriga, onde os ácidos naturais do estômago o eliminarão.”
Nenhuma dessas informações é verdadeira. A única forma de receber um diagnóstico definitivo de Covid-19 é realizando o exame clínico e laboratorial. Também é falso que a ingestão de água leva o coronavírus para a barriga, onde ele seria eliminado pelos “ácidos naturais do estômago”.
Procurada pelo Uol, a Band informou em nota que a exibição da campanha foi um “erro individual indesculpável”, e uma correção será transmitida nas cidades em que o vídeo foi veiculado.
Leia a íntegra da nota:
“No último domingo (7), uma peça de suposta orientação de combate à pandemia da Covid-19 foi veiculada em duas praças da Rede Bandeirantes de Televisão, em um dos intervalos do ‘Show do Esporte’. Contudo, tratava-se de um conteúdo já rejeitado, sem nenhum fundamento científico, e absurdo. Um erro individual indesculpável. Logo depois da veiculação única, as chefias responsáveis detectaram o equívoco e a peça não voltou a ser exibida.
O Grupo Bandeirantes, obviamente, não compactua com informações falsas, erradas e preza, como valor precípuo, pela prestação de serviço adequada aos seus telespectadores. Todas as providências necessárias para evitar a repetição desse erro inaceitável já foram tomadas. Informamos ainda que esta nota será lida na íntegra localmente nas praças do Rio de Janeiro e Presidente Prudente, onde a peça foi veiculada”.
Boas Festas!