25 de janeiro: um ano da tragédia de Brumadinho

25 de janeiro de 2020, 09:44

No dia 25 de janeiro de 2019 aconteceu o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, que deixou 270 mortos e 11 desaparecidos (Foto: Reprodução)

25 de janeiro é o 25.º dia do ano no calendário gregoriano.  Neste dia nasceu o compositor Tom Jobim, as atrizes Beth Goulart, Carolina Ferraz e Bianca Castanho, a cantora Alicia Keys, o jogador de futebol Robinho e a vlogueira Kéfera Buchmann.

Foi no dia 25 de janeiro de 1947 que faleceu, aos 48 anos, All Capone,  gângster ítalo-americano que liderou um grupo criminoso dedicado ao contrabando e venda de bebidas entre outras atividades ilegais, durante a Lei Seca que vigorou nos Estados Unidos nas décadas de 1920 e 1930. Co-fundador do Chicago Outfit, é considerado por muitos como o maior gângster da história americana. Al era conhecido no seu círculo íntimo pelo apelido de Scarface, devido a uma cicatriz em seu rosto, que obteve em uma briga na adolescência. Em 1931, foi condenado pela justiça americana por sonegação de impostos, com onze anos de prisão sem condicional, sendo enviado para uma prisão em Atlanta e em 1934 a Alcatraz. Ele contraíu sífilis, tuberculose e apresentava traços de distúrbios mentais. Sua pena foi revisada em 1939 em decorrência de seu estado de saúde, sendo solto e indo morar na Flórida. Capone morreu, por fim, em 1947 em sua residência em Palm Beach por conta da doença, mas seu corpo foi sepultado em Chicago.

O dia também ficou marcado quando, em 2019 acontece o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, que deixou 270 mortos e 11 desaparecidos. A tragédia resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. A barragem de rejeitos, cuja designação oficial era barragem da Mina do Feijão, classificada como de “baixo risco” e “alto potencial de danos”, era controlada pela Vale S.A. e estava localizada no ribeirão Ferro-Carvão, na região de Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, a 65 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O rompimento resultou em um desastre de grandes proporções, considerado como um desastre industrial, humanitário e ambiental.

Boas Festas!

VÍDEOS