Eleição para a escolha o DM do PT de Jacobina é marcada por boicote de filiados

08 de setembro de 2019, 18:00

No local de votação a presença de filiados do PT de Jacobina foi tímida (Foto: Gervásio Lima)

As eleições para escolha das chapas que comporão os diretórios nacionais, estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) acontecerão neste domingo (08). Nacionalmente, noves chapas concorrem ao diretório nacional do PT. As eleições ocorreram em mais de 4 mil municípios de todo o país. Os filiados de cada município votam nos próprios municípios.

Em Jacobina, depois de a chapa capitaneada pelo ex-deputado federal Amauri Teixeira entrar com recurso pedindo a impugnação da candidatura de sua opositora no processo eleitoral, Kátia Alves, o Processo de Eleição Direta (PED) do PT municipal foi marcado com a ausência de filiados.

Conforme informações, orientados pela coordenação da ‘Chapa Muda PT’, filiados não compareceram ao local de votação, na sede do Sindicato dos Bancários de Jacobina e Região, como forma de repúdio à condução do processo eleitoral pela diretoria da agremiação.

O Notícia Limpa teve informações exclusivas de que um grupo de militantes históricos do PT e Jacobina pode solicitar desfiliação em massa do partido para protestar contra o que consideram ‘irresponsabilidade e atos antidemocráticos de dos que se dizem companheiros’.

Veja abaixo, nota pública divulgada pela chapa ‘Muda PT’, que decidiu não participar do PED neste domingo (8):


Nota Pública da Chapa Muda PT – 640

Diante da indefinição do Processo de Eleição Direta (PED), do Diretório Municipal do Partido dos trabalhadores de Jacobina, a a Chapa Muda PT – 640, liderada por Kátia Alves resolveu não participar do processo eleitoral que ocorre neste domingo (8), pois não tinha a garantia do nome da chapa na cédula de votação, principalmente após as declarações do ex-deputado Amauri Teixeira que lidera a tentativa de impugnação da chapa Muda PT na entrevista que concedeu ao programa de rádio da Jacobina FM. Mesmo tendo conhecimento da decisão do Diretório Nacional do PT que reverteu a tentativa de impugnar a Chapa Muda PT o ex-deputado declarou que só existia uma chapa na disputa e que desconhecia a veracidade do documento. Durante a entrevista consultou no ar o sistema em que só aparecia a chapa dele, mesmo tendo conhecimento das dificuldades que o DM estava enfrentando, em todo pais, com excesso de carga no sistema eletrônico. Nossa chapa só apareceu no sistema no sábado, como era previsto, véspera da eleição.

Desde a criação da comissão eleitoral, composta exclusivamente com três membros da chapa Resistência Payaya, sem garantia de participação de todas as correntes envolvidas no processo, declarações falsas que convocou reunião para propor unificação, entrevistas desconhecendo a existência da chapa muda PT, a retirada de Katia Alves da disputa, a tentativa de impugnação da chapa, sucessivas declarações desacreditando a participação da chapa no processo eleitoral demonstram o caráter antidemocrático e tentativa de dirigir o partido com o grupo único, pois a composição do diretório é proporcional.

Diante deste quadro conturbado resolvemos judicializar a eleição. Tivemos uma liminar negada pela justiça eleitoral, solicitando o adiamento da eleição para garantir a equidade na disputada. Neste mesmo processo o presidente do diretório municipal, Antônio Naves foi notificado e teve o prazo de dez dias para apresentar defesa, pois já nos adiantamos no pedido de anulação da eleição e devemos impetrar outras ações que garantam nosso direito de participação.

Mesmo nesta conjuntura lembramos que todos nós caminhamos na mesma estrada. Principalmente neste momento onde as conquistas sociais de nossas lutas e do nosso governo estão sendo eliminadas e Lula está preso por condutas corruptas de um promotor e de um juiz que virou ministro do governo que ajudou a eleger. Lamentamos que novas lideranças que chegam no PT esteja vivenciando este ambiente de discórdia que por vezes provocam uma adversidade que sobrepõe uma disputa interna que é muito saudável, pois se não fosse desta forma seria como em outros partidos na base da intervenção ou o mandatismo do chefe político.

Repudiamos aqueles que ficam torcendo para que companheiros abandonem o partido para ficarem sozinhos mesmo que isolados e inertes. Não concordamos com as declarações do ex-deputado Amauri Teixeira na sua última entrevista a quem sempre estivemos apoiando nas eleições recentes e deveria ser o agregador das forças internas do partido pela liderança que exerce. Não gostaríamos de alargar esta disputa, pelas vias judiciais que pode perpetuar por muitos meses, mas entendemos que somos uma força que quer contribuir com o partido e não aceitamos ser alijados desta forma que consideramos fora das regras do jogo político da disputa do PED 2019.

Assinam os membros da Chapa Muda PT = 640

Boas Festas!

VÍDEOS