Barco do tempo de Cristóvão Colombo é encontrado no mar Báltico em perfeitas condições

24 de julho de 2019, 11:52

(Foto: Reprodução)

A origem da embarcação de 500 anos de idade encontrada no mar Báltico é de momento desconhecida.

Uma equipe de cientistas internacional descobriu um barco de 500 anos, em estado de conservação surpreendente, nas águas gélidas do mar Báltico, de acordo com uma publicação realizada na passada sexta-feira (19) pela Universidade de Southampton (Reino Unido), que participou da investigação. O barco foi batizado pelos pesquisadores de Okant Skepp, o que significa em sueco ‘barco desconhecido’.

O estudo arqueológico indica que o barco poderia ter naufragado entre finais do século XV e começo do século XVI. A embarcação, “contemporânea dos tempos de Cristóvão Colombo e Leonardo Da Vinci”, apresenta “um nível de conservação notável, após permanecer 500 anos no fundo do mar, graças às águas frias e salobras do mar Báltico”, disse o doutor Pacheco-Ruiz.

No início deste ano, uma câmara robótica, que estava fazendo explorações para traçar a rota submarina de um gasoduto, se deparou com o naufrágio.

Por fim, no passado mês de março, uma equipe de cientistas internacional enviou dois robôs subaquáticos para explorar e documentar a embarcação.

Objetos incomuns 

No navio, que mede entre 16 e 18 metros, se pode observar alguns objetos incomuns, entre eles uma bomba de esgoto de madeira (projetada para eliminar água da embarcação), um cabrestante utilizado para enrolar cabos, armas giratórias no convés e a âncora da embarcação que ajudou a datar o naufrágio, afirmou Pacheco-Ruiz em entrevista ao The New York Times.

Boas Festas!

VÍDEOS