Caém é oficializado como membro do Polo do Mel do Semiárido Baiano

26 de julho de 2021, 10:46

O coordenador do programa no MDR Samuel Costa, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) e dos municípios membros da nova rota, participaram de um evento virtual que discutiu o planejamento estratégico (Foto: Reprodução)

O município de Caém foi oficializado como membro do novo Polo do Mel do Semiárido Baiano, fazendo parte a partir deste mês de julho da Rota do Mel no Brasil. A Prefeitura de Caém, representada pela Secretaria de Agricultura tem participado de oficinas de planejamento estratégico, sob a coordenação do programa no Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, Codevasf, FIDA, Banco Mundial, Sudene e Banco do Nordeste.

Os participantes do Polo do Mel deverão ter acesso a investimento e conhecimento na cadeia do mel, além de se integrar as novidades da cadeia no Brasil. Produtores de mel receberão suporte com equipamentos voltados ao beneficiamento da produção, como centrífugas elétricas e manuais, mesas desoperculadoras, tanques decantadores para mel, e cilindros alveoladores de cera.

Conforme o secretário de Agricultura de Caém, Rafael Muricy, a expectativa é que este novo núcleo, com seus quase 50 municípios membros, intensifique a escalada de crescimento da produção de mel na Bahia nos últimos anos, fortalecendo a participação do Brasil no mercado internacional. “A inserção de Caém na Rota do Mel é muito importante não apenas para as comunidades rurais, mas também para todo município. Além da qualidade do produto, o suporte que os produtores irão receber irá melhorar o sistema de produção e principalmente a comercialização, mudando substancialmente para melhor a vida das famílias dos apicultores e a economia da nossa cidade e da região”, comemorou o secretário.

Boas Festas!

VÍDEOS