São Pedro: O Apóstolo de Jesus

29 de junho de 2021, 08:54

São Pedro é o santo responsável por "abrir" os céus (Foto: Reprodução)

O apóstolo São Pedro, conhecido também como Simão, Simeão e Cefas, foi um dos doze apóstolos escolhidos por Deus, e a título de curiosidade: entre os doze, foi um dos primeiros a serem escolhidos.

O Dia de São Pedro e São Paulo são celebrados em 29 de junho, estas são datas ecumênicas da Igreja Católica, em honra ao martírio dos apóstolos São Pedro e São Paulo. A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as populares “festas juninas”.

Por curiosidade no calendário católico, o Dia do Papa também é comemorado anualmente em 29 de junho, mesma data que homenageia Pedro, por ser considerado o primeiro Papa da história.

Quem foi São Pedro

Lembra-se do discípulo que negou a Jesus por três vezes? Lembra-se também que foi o mesmo discípulo que se levantou perante o Sinédrio para testemunhar sobre Jesus?

Em primeiro lugar, Pedro cumpriu sua missão como apóstolo quando chamado por Cristo para seguir seus passos e testemunhar a transformação que a Palavra de Deus proporciona.

Pedro era natural de Betsaida, um povoado de pescadores próximo a Cafarnaum. Em São Marcos 1:21, fala que Pedro também possuía casa em Cafarnaum.

A Família do Apóstolo Pedro e algumas de suas aparições na Bíblia

Pedro era irmão do apóstolo André, ambos tinham a pesca como ofício. Filho de Jonas, também pescador. O apóstolo Pedro era casado, e um dos milagres vivenciados por ele foi a cura de sua sogra, relatada em São Marcos 1:30.

Pedro falava o aramaico com grande sotaque da região da Galiléia (São Mateus 26:73; São Marcos 14:70); porém como tinha muito contato com os gentios, também falava um pouco de grego

Pedro conheceu a Jesus através de seu irmão André (João 1:41). O encontro aconteceu antes do Senhor começar seu ministério na Galiléia. Pedro e André continuaram com a pescaria durante certo tempo, até que foram chamados por Cristo enquanto estavam pescavam no mar da Galiléia, como é citado São Marcos 1:16s.

Devido a sua personalidade forte e impulsiva, era um líder nato entre os discípulos, conduzindo diversas situações. Foi ele, o discípulo que pediu para Jesus para encontrá-lo andando sobre as águas em meio a uma tempestade durante uma pesca. Quando viram Jesus sobre as águas e acharam que era uma assombração, como prova da verdade pediu ao próprio Senhor, que o conduzisse até Ele, andando sobre as águas (São Mateus 14:28-31)

A importância de São Pedro como Apóstolo

O apóstolo Pedro atuou de forma muito ativa e importante ao longo de seu ministério com Jesus. Foi um dos primeiros apóstolos a ser chamado, estava entre os três mais próximos de Jesus, e em muitas ocasiões agiu como líder dos Doze.

Sua relevância

São Pedro também tentou repreender Jesus, quando Ele profetizou sua própria morte iminente no Calvário, em São Mateus 16:22.

Uma certa vez, Jesus questionou seus discípulos sobre quem eles achavam que Ele era, se os discípulos o conheciam. Pedro foi o primeiro a declarar que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus atribuiu a resposta de  São Pedro como uma revelação de Deus que foi dada a ele.

Foi na mesma ocasião que Jesus disse a célebre frase: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, referenciada em São Mateus 16:18.

Nos últimos momentos do Senhor Jesus antes da crucificação, Pedro aparece de forma intensa nas passagens bíblicas. Junto a João, Pedro recebeu a missão de organizar a última ceia em Jerusalém, como mostra em São Lucas 12:8.

Foi Pedro quem se recusou permissão para que Cristo lhe lavasse os pés, porém foi advertido sobre a necessidade daquele ato do Senhor. (São João 13).

Pedro também caiu em pecado, foi ele o discípulo, que conforme Jesus havia dito, o negou três vezes antes que o galo cantasse. Duas vezes na ocasião que envolve a prisão e crucificação do Senhor. Mas diante do olhar de Cristo, que Pedro se arrependeu profundamente (São Mateus e São João 18:27).

Para finalizar as principais pincelados sobre Pedro como Apóstolo, ele ainda foi um dos poucos que viu Jesus Cristo ressurreto, como pode ser conferido em São Lucas 24:33,34; e na primeira carta aos Coríntios 15:5.

O primeiro Bispo de Roma

A Comunidade de Santa Sé, popularmente Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo. Além disso, também é considerada a única comunidade cristã fundada por mais de um apóstolo.

É por esse motivo que desde a antiguidade, Roma teve o primado sobre todas as outras dioceses. Se for analisado por este ponto de vista, o apostolado de Pedro continua sendo praticado até os dias de hoje pelo Bispado de Roma, segundo o catolicismo romano.

Faz chover, São Pedro

Apesar de ser considerado o senhor do tempo e das chuvas, São Pedro é padroeiro das causas difíceis e figura ímpar e exemplo fiel de um verdadeiro pregador de Cristo.

Igreja dedicada a São Pedro

São Pedro como um dos principais ministros de Cristo, ganhou inúmeras igrejas dedicadas ao seu nome mundo afora.

Porém podemos citar como principal e de maior destaque, a Basílica de São Pedro no Vaticano, onde até hoje estão guardados seus restos mortais.

A Basílica é reconhecida como a maior e mais importante templo do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.

Possui uma área de 23.000 m², possuindo capacidade de abrigar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano).

A cúpula da Basílica de São Pedro possui uma característica dominante do horizonte de Roma. Decorado com cerca de 340 estátuas, entre eles santos, mártires e anjos.

A Basílica fica situada na Praça de São Pedro, no Vaticano e possui contribuições históricas como a de alguns dos maiores artistas da humanidade, como Michelangelo, Rafael e Bernini.

Boas Festas!

VÍDEOS