10 formas de limpar panelas queimadas sem fazer esforço

28 de fevereiro de 2018, 09:54

Veja essas dicas caseiras.

Para tirar o grude de queimado das panelas, invista em alguma destas 10 técnicas caseiras simples que o UOL listou. Veja:

1 – Encha a panela com água, coloque bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) e deixe de molho. Se o queimado for grande, você pode aquecer um pouco (sem ferver) ou deixar da noite para o dia.

2 – Para utensílios de inox e alumínio, encha com água e adicione 4 colheres (de sopa) de vinagre branco de álcool — use essa medida nas panelas médias; para maiores, pode usar mais vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente, esfregando o que restou com esponja de aço e saponáceo cremoso.

3 – Peças de alumínio e inox também podem ficar de molho de um dia para o outro, com água e detergente. Na manhã seguinte, acrescente bicarbonato de sódio e saponáceo cremoso para fazer uma pasta grossa. Com uma esponja dura, esfregue o queimado.

4 – No inox, esprema o suco de 1 ou 2 limões e deixe de molho por um tempo. Na sequência, lave a panela normalmente.

5 – Coloque 1 colher de chá de bicarbonato em 1 litro de água e deixe ferver. Acrescente, então, 2 colheres (sopa) de vinagre branco e ferva por mais um tempinho. Quando esfriar, lave normalmente com esponja e detergente.

6 – Espalhe bastante detergente, encha com água (até sobrepor as marcas de queimado) e cubra com uma folha de papel-toalha. Deixe de molho por uma hora. Tire um pouco da água e esfregue o papel-toalha para retirar a sujeira.

7 – Pão amanhecido pode ser usado principalmente em marcas de gordura queimada, mas não use em teflon.

8 – Refrigerantes removem queimados menores. Despeje o líquido na peça e aqueça-a. Depois, basta uma esponja para retirar a sujeira.

9 – Aplique álcool 70º com a ajuda de um borrifador.

10 – Em casos extremos, se nada funcionar, você pode apelar para soluções mais fortes ou produtos à base de amônia.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS