Irã está disposto a negociar com os EUA desde que retirem as sanções

15 de julho de 2019, 12:23

(Foto: Divulgação)

Em mais um capítulo da tensão geopolítica, o Irã se manifestou afirmando estar disposto a negociações desde que os Estados Unidos retirem as sanções econômicas e retornem ao acordo nuclear.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou no último domingo (14) que acredita em “conversações”. “Se eles removerem as sanções, encerrarem a pressão econômica e voltarem ao acordo, estaremos prontos para conversar com a América hoje, agora e em qualquer lugar, contanto que encerrem as intimidações e punições”, disse o presidente.

Além disso, o Rohani afirmou que a estratégia do país persa é tratar os EUA da mesma forma que eles os tratam. “Mudamos nossa estratégia da paciência para retaliação. Qualquer ação que o outro lado tome, retaliaremos à altura. Se eles reduzirem, nós também vamos reduzir nossos compromisso [com o acordo nuclear].

Se eles os implementarem, nós também implementaremos os nossos”, disse Hassan. Preocupados com a tensão geopolítica, o Reino Unido se manifestou nesta segunda-feira (15) afirmando que existe uma “janela pequena” de tempo para salvar o acordo. “O Irã ainda demora um bom ano para desenvolver uma bomba nuclear.

Ainda existe uma janela pequena, mas que está se fechando, para manter o acordo vivo”, disse o secretário das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt.

Boas Festas!

VÍDEOS