Um kiwi por dia: Conheça os benefícios

09 de novembro de 2019, 11:41

Os superpoderes da fruta para a saúde e para a pele (Foto: Reprodução)

Okiwi é um fruto popular do outono. Além de bonito e saboroso, é uma fruta super saudável e nutritiva que pode fazer muito pelo seu corpo e bem-estar.

Estes são os principais benefícios do kiwi: 

Melhora a imunidade

Por ser rico em vitamina C, estimula o sistema imunitário, protegendo o organismo de diversas doenças.

Aliado no emagrecimento

Por ser uma fruta de baixo índice calórico e pouca carga glicêmica, é possível incluí-la em dietas com restrição de calorias. Além disso, a sua grande quantidade de fibras prolonga a sensação de saciedade.

Retarda o envelhecimento da pele

A vitamina E presente na fruta funciona como um poderoso antioxidante que combate os radicais livres que prejudicam as células saudáveis e levam ao envelhecimento precoce.

Auxilia o intestino

O seu elevado teor de fibras e água ajuda no bom funcionamento do intestino. 

Protege o coração

Devido à sua atividade antioxidante e aos polifenois presentes, o alimento ajuda a prevenir doenças cardiovasculares pois controla dois fatores de risco: a pressão arterial e o o colesterol LDL.

Melhora o sono

O potássio e o magnésio do kiwi promovem o relaxamento muscular e auxiliam na produção de melatonina – conhecida como hormônio do sono. 

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS