Residências de comunidades rurais de Caém receberão o ‘sanitário sustentável’

09 de fevereiro de 2022, 11:32

Diferentemente dos banheiros químicos, o sanitário sustentável é um sistema autônomo, que garante um manejo higiênico e seguro (Foto: Divulgação)

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Caém a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, estarão instalando em residências localizadas em comunidades rurais, módulo de sanitários sustentáveis.

Depois de uma reunião entre o prefeito Arnaldo Oliveira, a secretária municipal de Assistência Social kelciane Moura Gomes e uma equipe da FLEM, ocorrida no início do mês de fevereiro, em Caém, ficou acertado que o município receberá 30 sanitários sustentáveis, sendo beneficiadas famílias das comunidades de Várzea da Porta, Curral Velho e Várzea do Rancho.

No último final de semana foram realizadas visitas domiciliares para identificar e cadastrar os beneficiados neste primeiro momento. Representantes da FLEM e da Assistência Social de Caém estiveram durante dois dias na zona rural fazendo um trabalho de busca ativa.

É comum encontrar sanitários improvisados na zona rural do município

Como funciona – Diferentemente dos banheiros químicos, o sanitário sustentável é um sistema autônomo, que garante um manejo higiênico e seguro. Ele funciona sem água, sem energia, sem produtos químicos e com manutenção semestral. Por conta de um sistema especial de exaustão, os equipamentos fornecem conforto térmico e nenhum odor. Os módulos funcionam à base do sol e do vento, em áreas quentes, e onde não tem água, nas regiões em condições áridas ou semiáridas, onde prevalece a baixa umidade, radiação solar intensa e altas taxas de evaporação. as fezes e urina se convertem em resíduo seco e torna-se fertilizante sem precisar de água.

Boas Festas!

VÍDEOS