Profissionais da Educação do município de Jacobina reivindicam por cumprimentos de direitos

21 de agosto de 2019, 11:54

Mais de uma centena de pessoas se concentraram em frente à sede do Executivo Municipal (Foto: Gervásio Lima)

Profissionais da rede de ensino municipal participaram de uma manifestação na manhã desta quarta-feira (21), em Jacobina. Concentrados em frente ao prédio da prefeitura da cidade, onde fica o gabinete do prefeito, os participantes bloquearam a via e através de faixas e discursos através de equipamento de som reivindicaram por direitos e melhorias das condições de trabalho.

Coordenada pela APLB Sindicato, a manifestação, que reuniu mais de uma centena de pessoas, teve o objetivo de chamar atenção da população e cobrar do gestor municipal o cumprimento de direitos como o que determina a Lei 1.210, de 27 de dezembro de 2013, que “institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica do Município de Jacobina”.

Em Carta Aberta distribuída pela APLB durante a mobilização, os profissionais da Educação solicitam, entre outros pontos, o fim do ‘atraso na concessão das aposentadorias’, o ‘cumprimento do decreto que trata dos enquadramentos’, o ‘deferimento de licenças prêmios’ e o ‘cumprimento da hora/atividade dos profissionais da educação infantil e das séries iniciais’.

As faltas de fardamento escolar e de materiais didáticos e a melhoria na qualidade da merenda e do transporte escolar também fizeram parte do protesto.