Presidente das Filipinas manda prender quem não usar máscara

06 de maio de 2021, 17:00

Milhares de pessoas já foram punidas por violar as regras de combate à covid-19 desde o fim de março Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/05/06/presidente-das-filipinas-manda-prender-quem-no-usar-mscaras-contra-a-covid-19.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo. (Foto: Reprodução)

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, determinou a prisão de quem usar a máscara de proteção contra a Covid-19 de forma incorreta – sem cobrir o nariz e a boca. Famoso por seus rompantes autoritários, Duterte anunciou a medida em uma reunião, transmitida ao vivo, com o grupo de trabalho para combate à pandemia na qual ele era o único que não estava usando a cobertura.

“Ordeno à polícia que prenda as oessias que não usam corretamente as suas máscaras e investiguem os motivos pelos quais elas estão fazendo isso. Não é por mim, é por nós. É do interesse do país que ninguém seja contaminado”, disse ele em seu pronunciamento.

O movimento de Duterte é visto como uma resposta ao chefe da Comissão Nacional de Polícia, Vitaliano Aguirre, que orientou os policiais a aplicarem medidas alternativas caso encontrassem pessoas infringindo medidas sanitárias como não observar o toque de recolher. Em um caso, um homem teve de fazer cem flexões por ter sido encontrado na rua além do horário permitido.

Desde o início da pandemia, as Filipinas contabilizam mais de um milhão de casos de Covid-19 e cerca de 18 mil mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. A vacinação, que é feita com os imunizantes Vaxzevria (oxford/AstraZeneca) e CoronaVac (SinoVac/BioTech), teve 2,1 milhões de doses aplicadas, em 108 milhões de habitantes.

Boas Festas!

VÍDEOS