Polos da Unopar participam de campanha social nacional com o Projeto 2ª Dose

09 de novembro de 2021, 09:23

A aluna Sabina Franciely Dias, aluna do curso de Ciências Contábeis do Polo da Unopar da cidade de Caém registrou sua 'busca ativa' (Foto: Divulgação/Unopar)

Instituições de educação superior (IES) de todo o país participam da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que neste ano, devido à pandemia da Covid-19 busca incentivar que as instituições continuem realizando ações com adaptações exigidas pelo momento pelo qual o mundo todo está passando.

A campanha é coordenada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino superior (ABMES), entidade que representa o ensino superior particular e tem entre suas ações atuar junto ao governo e Congresso Nacional pelos interesses das instituições educacionais.

O Polo da Unopar de Jacobina participa da campanha com o Projeto 2ª Dose, que traz como lema ‘Dedicação, Otimismo, Saúde e Encorajamento’. Idealizado pelo Centro de Estudos Jacobinense (CEJ), o ‘2ª Dose tem como objetivo engajar os seus colaboradores, alunos e sociedade onde existe um polo da instituição, no processo de conscientização das pessoas que ainda não compareceram aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo a diretora do polo da Unopar de Jacobina, Maria Alice Miranda Guerra, o número de adesões expressivo e o engajamento dos alunos são motivos de satisfação e comemoração, uma demonstração de que todos estão imbuídos em combater um problema que não escolhe suas vítimas. “Não tínhamos dúvidas de que a ação da busca ativa, em convencer os amigos, os vizinhos e os parentes a receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19, seria um sucesso. Estamos felizes por saber que nossos alunos compreendem a importância do envolvimento de todos contra uma doença que tirou a vida de mais de 600 mil brasileiros”, ressaltou Maria Alice.

A “busca ativa” para encontrar pessoas com a segunda dose da vacina Covid-19 atrasada já apresenta resultados positivos com a participação e engajamento dos alunos que aderiram ao projeto que tem como um dos seus principais objetivos contribuir a melhoria da qualidade da saúde de toda a sociedade e ajudar a salvar vidas. Fazem parte da busca ativa, o diálogo com familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho, promovendo a conscientização com relação a importância do assunto e incentivando o comparecimento a um posto de vacinação.

Certificação – As instituições participantes, que comprovarem a realização das ações, serão certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável. Já para os alunos receberá a carga horária de 15h, que conta como ACO (Atividade Complementar Obrigatória).

Importância da segunda dose – As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, reduzindo as chances de morte e internações. Embora não impeça o contágio nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). As Secretarias da Saúde dos Estados reforçam a importância da segunda dose da vacina e informam que podem ser aplicadas inclusive em municípios diferentes daqueles onde a primeira foi aplicada.

Vacinação – Dados do Ministério da Saúde, no mês de outubro, informam que cerca de 20 milhões de pessoas estavam com segunda dose da vacina atrasada no Brasil e na Bahia, números do mesmo mês, de acordo com dados apresentados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), são mais de 290 mil pessoas com a 2ª dose da vacina contra Covid-19 atrasada.

Boas Festas!

VÍDEOS