Planetas que podem ter vida são localizados em ‘vizinhança’ da Terra

23 de dezembro de 2022, 10:51

Exoplaneta em região habitável de sistema solar próximo do nosso surpreendeu cientistas, que devem continuar estudando formação astronômica nos próximos anos (Foto: Reprodução)

Dois planetas em zona habitável foram descobertos por cientistas do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias. Os astros GJ002b e GJ002c estão a apenas 16 anos-luz do nosso planeta, o que significa que são “vizinhos” do sistema solar.

A vizinhança é apenas em comparação com o tamanho do universo. Não temos tecnologia para alcançá-los: o objeto mais distante do nosso planeta feito por humanos (a Voyager 1) está a 0,002 anos-luz de distância de nós.

Exoplaneta em região habitável de sistema solar próximo do nosso surpreendeu cientistas, que devem continuar estudando formação astronômica nos próximos anos

Mas o que significa estar na zona habitável? Basicamente, esses planetas estão na distância adequada de sua estrela-mãe para que estruturas de vida similares às encontradas na Terra floresçam. Isto é: elas estão tão distantes do centro de seu sistema quanto nós estamos do Sol.

Essa distância torna possível que os planetas tenham atmosfera, água e outras condições que tornariam eles habitáveis. Contudo, estar na zona habitável não quer dizer que exista vida no astro.

Muito parecido com a Terra

Ainda são necessários mais estudos para analisar as temperaturas dos planetas, além de outros dados para verificar mais condições de habitabilidade dos astros. Sabe-se, porém, que eles têm tamanho e massa parecidos com os da Terra.

“A natureza parece empenhada em nos mostrar que planetas parecidos com a Terra são muito comuns. Com esses dois, agora conhecemos sete em sistemas planetários bem próximos do Sol”, disse o pesquisador do IAC Alejandro Suárez Mascareño.

Um estudo completo sobre os planetas será publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, provavelmente no ano de 2023. A ideia é continuar analisando os dados obtidas acerca dos dois planetas e entender melhor os nossos vizinhos distantes ao longo dos próximos anos.

MSN

Boas Festas!

VÍDEOS