Pirarucu: o peixe da Amazônia que desenvolveu ‘armadura’ antipiranha

21 de outubro de 2019, 14:19

O pirarucu é um dos maiores peixes que habitam água doce, e os cientistas determinaram que a espessura das suas escamas é diferente da das outas espécies. (Foto: Reprodução)

Uma equipe de cientistas dos EUA descobriu que o peixe pirarucu (Arapaima gigas), que habita as águas da Amazônia, possui escamas que funcionam como uma armadura capaz de resistir aos implacáveis ataques de piranhas.

Pirarucu é um dos maiores peixes de habitam água doce e que podem crescer até 3 metros de comprimento, de acordo com um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, publicado no jornal Matter.

O peixe desenvolveu escamas que são deformáveis, mas não se furam nem se quebram perante os ataques das piranhas que têm uma das mordeduras mais fortes no reino animal.

As escamas de pirarucu possuem uma camada interna resistente e flexível, aderida firmemente por colágeno à outra lâmina exterior mineralizada.

Da mesma maneira, são feitos coletes à prova de bala, são várias camadas de tecido instaladas entre lâminas rígidas. No entanto, estes componentes se juntam através de outro material adesivo, enquanto as escamas do peixe se unem a nível de átomos e crescem juntas se transformando em uma peça única e sólida.

O segredo do pirarucu

“Uma janela pode parecer forte e sólida, mas carece de elasticidade. Se alguém bater, o vidro irá se quebrar”, disse Robert Ritchie, autor principal do estudo.

“Quando a natureza une um material duro com um elemento mole o faz gradativamente, evitando o efeito devastador. Neste caso, a estrutura de união é o colágeno mineralizado”, adicionou.

Outras espécies de peixeis também têm colágeno em suas escamas, mas as camadas desta proteína no pirarucu são mais espessas, por essa razão os pesquisadores consideram que o segredo do Arapaima gigas para prosperar nas águas infestadas por piranhas está na espessura das escamas.

Boas Festas!

VÍDEOS