Procuradores falam em esmola e protestam contra celular de R$ 3.600

01 de março de 2021, 12:22

A opção pelo iPhone SE, feita pela PGR (Procuradoria-Geral da República), foi bombardeada na rede interna de procuradores (Foto: Reprodução)

Mensagens obtidas pela Folha da rede interna usada por procuradores da República mostram a insatisfação de integrantes do Ministério Público Federal com a qualidade de um novo telefone celular, cujo preço de mercado oscila de R$ 2.600 a R$ 3.600, que passou a ser fornecido pela instituição. O aparelho foi chamado de "esmola" por procuradores que recebem, além do salário de R$ 33,6 mil, auxílio-alimentação (R$ 910), abono pecuniário (de até R$ 29,9 mil) ou gratificação por acúmulo de ofício (de até R$ 7,5 mil). Cada integrante do MPF (Ministério Público Federal) tem direito ainda a um notebook no valor de R$ 4.500 –a troca mais recente de aparelho foi feita em 2020– e a um tablet funcional. A opção pelo iPhone SE, feita pela PGR (Procuradoria-Geral da República), foi bombardeada na rede interna de procuradores. Integrantes do MPF querem aparelhos mais modernos e mais caros. Contracheques de um desses procuradores, disponíveis no sistema de transparência do MPF, registram recebimentos brutos de R$ 102 mil em janeiro, levando-se em conta a remuneração básica, 13º salário, um terço de férias e verbas indenizatórias, não sujeitas a abate teto. Integrantes do Judiciário e do Ministério Público têm direito a dois meses de férias. Um contrato da PGR com a operadora Claro, assinado a partir de licitação concluída no fim de 2020, garante o fornecimento de aparelhos iPhone SE, em regime de comodato, em que não há compra de aparelhos. Estão previstas linhas (a um custo individual de R$ 219,90 mensais) a 1.200 procuradores e a 650 servidores comissionados que usam celulares funcionais. As mensagens, postadas na rede interna, são dirigidas ao secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da PGR, Darlan Airton Dias, a quem cabe a gestão dos contratos. Em nota, a PGR disse ter analisado as "ponderações apresentadas" e decidido manter a contratação, "por entender que foi feita a melhor escolha considerando as restrições orçamentárias e legais". Em 9 de fevereiro, o procurador da República Marco Tulio Lustosa Caminha, que atua no Piauí, escreveu: "Darlan e colegas, recebemos aqui no estado um email perguntando se queremos receber somente um chip da claro, ou continuar recebendo um chip com o aparelho, COM O ALERTA QUE SE A OPÇÃO FOR ESTA ÚLTIMA O APARELHO SERÁ UM IPHONE SE!!!" E prosseguiu: "É isso mesmo, Darlan??!!! Você acha mesmo que depois de mais de três anos com um iphone 7, já ultrapassado, processador lento, bateria ruim, tela pequena, vamos aceitar por mais outros 30 meses um iphone SE?? Acho que ninguém aqui é moleque, Darlan!!" Segundo o procurador Caminha, 40% de seu trabalho é feito pelo celular. "Isso é um insulto!! Não quero esmola! Acho que ninguém aqui quer esmola!! Estamos há quase um ano trabalhando de casa, celular, notebook, internet, energia"¦ Que bagunça é essa?? Estão querendo nos humilhar??!! Não aceito humilhação, Darlan. Acho que devemos ser respeitado!!!"O procurador finalizou a mensagem perguntando quem vai pagar por esse "gato" e com um pedido "encarecido" aos colegas de MPF: "NÃO ACEITEM ESSA ESMOLA!!" Caminha recebeu abonos pecuniários em janeiro de 2020 e de 2021, cada um no valor de R$ 29,4 mil, segundo os contracheques no serviço de transparência do MPF. Além disso, de fevereiro a dezembro de 2020, recebeu gratificação por acúmulo de ofícios, no valor de R$ 4.800 a R$ 6.100 mensais. A remuneração total em janeiro chegou a R$ 102 mil, conforme os contracheques. Em nota, a Procuradoria no Piauí disse que a fala na rede interna foi retirada de um contexto de ampla discussão sobre a necessidade de troca dos celulares. "O cerne da discussão deu-se em razão da necessidade de trabalho, sobretudo neste período de home office, por celulares com telas maiores e sistema operacional seguro, como bem já recomendou a Secretaria de Tecnologia da PGR." A Apple fornece segurança em seu sistema operacional e, na rede usada pelos procuradores, levantou-se a discussão sobre o contrato da PGR "não atender às necessidades dos membros em razão do tamanho da tela do aparelho iPhone SE, da defasagem em relação às novas tecnologias (5G) e do custo-benefício de um contrato longo, de 30 meses". Segundo a Procuradoria no Piauí, o contrato foi suspenso pela PGR. Já a PGR afirmou que a contratação estámantida: "Trata-se de um modelo intermediário, que atende às necessidades a um custo adequado para a administração, possui sistema operacional reconhecidamente mais seguro, há uma cultura de uso na instituição e tem compatibilidade com outro equipamento (iPad) fornecido pelo MPF." Sobre os abonos pecuniários, a Procuradoria no Piauí disse ser um direito do procurador. É o mesmo caso da gratificação por acúmulo de ofício, desde que o período seja superior a três dias úteis. Os recebimentos somaram R$ 69 mil em janeiro, não R$ 102 mil, conforme a nota. Na rede interna, a mensagem do procurador Caminha foi corroborada pela procuradora Ana Paula Ribeiro Rodrigues, que atua no Rio. "É incrível essa notícia trazida pelo Marco Tulio. Torcendo para que haja algum equívoco nisso", afirmou. "Eu ia perguntar O QUE ACONTECEU COM ESSA INSTITUIÇÃO. Mas, pensando bem, o que aconteceu eu sei: morreu, acabou, resta-nos agir como burocratas e ir levando e, quem pode, vai se virando ou cai fora. A pergunta é: COMO ISSO ACONTECEU?", prosseguiu. A procuradora afirmou que "em alguns casos, a opção não aceitar a esmola não se coloca". "Essas notícias chegam nessa situação de penúria, em que a gente fica desesperado atrás de acumulações para poder complementar o salário. Isso para os 'privilegiados' que conseguem chances de acumular." Ana Paula Rodrigues recebeu gratificações por acumulações de fevereiro a dezembro, de R$ 5.600 a R$ 7.400 por mês, conforme os contracheques disponíveis. Em nota, o MPF no Rio disse que não comentará "supostas mensagens" enviadas por seus membros em canais internos de comunicação. Sobre o acúmulo de ofícios, o MPF deu a mesma explicação fornecida pela Procuradoria no Piauí. Outro procurador, José Leão Junior, escreveu logo em seguida: "Existem estudos a mostrar que, quanto mais alguém é maltratado, vilipendiado ou seviciado em relação a um trabalho ou afazer, mais tal pessoa agarrar-se-á a seus escrúpulos para desempenhar com mais desvelo ou elevação tal afazer, de modo a não deixar entrar em colapso (ou processo de dissolução) certa faceta –que lhe é cara– do self." E finalizou: "Em suma, um jogo pavloviano em ordem de estimulação contraditória. Dizem que a rigor funciona direitinho." Leão recebeu abonos pecuniários em janeiro de 2020 e em janeiro de 2021 (R$ 14,9 mil por mês) e gratificações por acúmulo de ofícios de fevereiro a dezembro (com valores mensais de R$ 3.700 a R$ 7.100) Em nota, a Procuradoria da República em São Paulo afirmou que não comentará "possíveis mensagens privadas vazadas de seus membros". Os abonos pecuniários são conversões de um terço das férias, previstas em lei, segundo a nota. O acúmulo de ofícios também é uma previsão legal, que permite a continuidade dos processos, com gratificação correspondente a um terço do subsídio do procurador designado, para cada 30 dias de acumulação, ainda conforme a Procuradoria em São Paulo. Fonte: Folha de Pernambuco 

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

01 de março de 2021, 12:04

Segundo a Petrobras, seus preços são baseados no valor do produto no mercado internacional e na taxa de câmbio (Foto: Reprodução)

A Petrobras anunciou hoje (1º) um novo aumento nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de botijão vendidos nas refinarias. A partir de amanhã (2), a gasolina ficará 4,8% mais cara, ou seja, R$ 0,12 por litro. Com isso, o combustível será vendido às distribuidoras por R$ 2,60 por litro. O óleo diesel terá um aumento de 5%: R$ 0,13 por litro. Com o reajuste, o preço para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,71 por litro a partir de amanhã. Já o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de botijão ou gás de cozinha, ficará 5,2% mais caro também a partir de amanhã. O preço para as distribuidoras será de R$ 3,05 por quilo (R$ 0,15 mais caro), ou seja R$ 36,69 por 13 kg (ou R$ 1,90 mais caro). Segundo a Petrobras, seus preços são baseados no valor do produto no mercado internacional e na taxa de câmbio. “Importante ressaltar também que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de combustíveis”, destaca nota divulgada pela empresa.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

É falsa a notícia que o Governo da Bahia escondeu tratores ‘enviados por Bolsonaro’

01 de março de 2021, 11:02

Os tratores que aparecem nas imagens foram adquiridos e entregues em julho de 2020, por meio de emendas de deputados federais e estaduais. Além disso, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), os veículos não estavam “escondidos”, mas sim aguardando vistoria para serem entregues, em seguida, aos municípios contemplados (Foto: Reprodução)

Circula nas redes sociais a informação de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enviou diversos tratores para o estado da Bahia, mas que o governador Rui Costa (PT) teria “escondido” os veículos para não entregar aos pequenos agricultores. Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) informou que isso se trata de uma fake news. O vídeo  que circula com informações falsas tinha mais de 8,9 mil compartilhamentos no Facebook. Nele, há imagens de tratores e mensagens de indignação: “Numa área escondida de Salvador, o governo federal mandou para os pequenos agricultores, fazer o seu plantio, cuidar da sua terra. Olha aí quantos tratores! Tratores que o governo federal Jair Messias Bolsonaro enviou e eles não entregaram. Vocês aí do interior, que têm sua rocinha, olha aí quantas máquinas, simplesmente o governo do estado não entregou”. Porém, os tratores que aparecem nas imagens foram adquiridos e entregues em julho de 2020, por meio de emendas de deputados federais e estaduais. Além disso, a SDR informou que os veículos não estão ‘abandonados’, mas sim estacionados no Centro de Formação da própria secretaria, em Salvador. Conteúdo de fact-checking do PaiPee

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Rui Costa chora ao falar de mortes por covid: ‘quantos choros ainda teremos que ver?’ (Vídeo)

01 de março de 2021, 10:24

O governador Rui Costa se emocionou ao falar sobre as mortes causadas pela covid-19, durante uma entrevista na manhã desta segunda-feira (1º). O gestor citou um vídeo de um pai que perdeu uma filha de 16 anos para a doença (Foto: Reprodução)

Ao conceder entrevista à Rede Globo na manhã desta segunda-feira (1), o governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), não conseguiu conter uma crise de choro ao vivo, quando explicava a respeito da extensão por mais 48 horas das medidas restritivas para conter a propagação da Covid-19 no estado. “Desculpem, eu não consigo falar”, desabafou o governador (veja o video abaixo).   https://youtu.be/XK1BZRlHiuk O estado está em lockdown desde a sexta-feira (26) e a previsão era encerrá-lo nesta segunda.  No entando, a situação é grave. A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador chegou a 80%, neste domingo (28). A taxa de ocupação geral nos leitos da capital baiana também é de 80%. Ao todo, em toda rede de saúde, dois hospitais possuem ocupação de 100% nos leitos de tratamento intensivo. São 1059 leitos ativos com 851 pacientes internados. Neste domingo (28), Rui Costa usou suas redes sociais para explicar a grave situação que a Bahia enfrenta no combate ao vírus: “Infelizmente, a situação continua muito grave. Só para vocês terem uma ideia, ao longo desses três dias foram 320 óbitos na Bahia. Os hospitais privados continuam operando a quase 100%. A rede estadual a mais de 90%, a grande maioria dos nossos hospitais. As UPAs e emergências lotadas”, explicou o governador. Além disso, o toque de recolher das 20h às 5h será mantido em todas as regiões da Bahia até o próximo domingo (7).

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Todos os postos da Rede SAC na Bahia ficam fechados nesta segunda (1º) e terça-feira (2)

28 de fevereiro de 2021, 20:49

A unidade do SAC/Jacobina acompanha o Decreto Estadual e só funciona na quarta-feira, dia 3 (Foto: Notícia Limpa)

O governador Rui Costa anunciou neste domingo (28) que as medidas de restrição social no combate ao novo coronavírus serão estendidas por mais 48 horas. Por conta disso, todos os postos da Rede SAC suspendem o atendimento ao público nesta segunda (1º) e terça-feira (2). A medida abrange todos os postos da Rede no estado, além do SAC Móvel e os Pontos SAC pelo interior. Os atendimentos que estavam agendados para essas datas foram desmarcados. Os cidadãos podem acessar o SAC Digital e realizar uma nova marcação. Para ter acesso ao SAC Digital e realizar a marcação de novo agendamento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). Medidas de segurança A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Fonte: Ascom Saeb

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Lockdown é prorrogaddo na Bahia até às 5h00 de quarta

28 de fevereiro de 2021, 19:25

O governador Rui Costa decidiu neste domingo, 28, prorrogar o lockdown no estado até às 5h da manhã de quarta-feira, 3. (Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa anunciou, neste domingo (28), que as restrições à movimentação de pessoas e funcionamento de serviços considerados não essenciais na Bahia até às 5h00 da manhã de quarta-feira (3). O lockdown parcial foi estabelecido na sexta-feira (26), em toda Bahia. Desta vez, segundo Rui Costa estão estão fora municípios das regiões Oeste, Norte e Nordeste. O decreto do toque de recolher, que foi prorrogado, no entanto, vale para todo o estado, das 20h00 às 5h00. O governador mantém o apelo: “Quer fazer um apelo a você, use máscara, mantenha o distanciamento. Precisamos atravessar este momento crítico, que nunca, em nenhum momento, em toda a pandemia, nós vivemos. Com a força dos baianos, com a união dos baianos que haveremos de superar esse momento crítico”, apelou Rui em vídeo. Não estão submetidos à suspensão das atividades os estabelecimentos que comercializam alimentos ou que prestam serviços de saúde e utilidade pública, como supermercados, panificadoras, delicatessens e açougues; farmácias; agências bancárias e lotéricas; serviços públicos considerados essenciais; além de estabelecimentos que estejam funcionando em delivery (cujo regime está liberado até meia-noite), e sistema de retirada no local desde que mantidas as portas fechadas ao público. Retirado do site: Blog de Giorlando Lima https://blogdegiorlandolima.com/2021/02/28/lockdown-e-prorrogaddo-na-bahia-ate-as-5h00-de-quarta/

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Oxímetro: taxa de erro é três vezes maior em pessoas de pele negra

28 de fevereiro de 2021, 09:07

(Foto: Reprodução)

Estudo americano mostrou que os oxímetros, aparelhos usados para medir o nível de oxigenação do sangue, sucesso de venda durante a pandemia, oferecem um risco três vezes maior de fornecer leituras erradas em pessoas de pele negra. Os pesquisadores, da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, suspeitam que a leitura imprecisa pode ocorrer devido à forma como a luz do dispositivo é absorvida por pigmentos de pele mais escuras. A análise foi feita com 10.789 resultados de testes de 1.333 pacientes brancos e 276 pacientes negros hospitalizados na instituição. Os resultados mostraram que a oximetria superestimou os níveis de oxigênio em 3,6% em pacientes brancos e em quase 12% dos pacientes negros. Os cientistas explicaram também que esmalte escuro também podem

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Galo usado em rinha ilegal mata o próprio dono

28 de fevereiro de 2021, 08:58

Esta não é a primeira vez que o dono de um galo de briga é morto pelo animal no país (Foto: Reprodução)

Um galo que havia tido uma faca presa ao corpo para participar de uma rinha ilegal no sul da Índia matou o próprio dono. O homem foi atingido na virilha pelo animal e morreu a caminho do hospital, depois de perder muito sangue. Segundo as autoridades, a ave estava sendo preparada para entrar em uma briga de galos quando tentou escapar. O dono procurou agarrá-la e foi golpeado pela faca de cerca de 7 centímetros que havia prendido à perna do animal. A polícia agora busca pelo menos outras 15 pessoas que estariam envolvidas no evento, que ocorreu nesta semana no vilarejo de Lothunur, no Estado de Telangana. O animal foi mantido na delegacia antes de ser transferido para uma fazenda. Ele será levado ao tribunal como evidência quando o caso prosseguir na Justiça, conforme afirmou o policial B Jeevan ao jornal The New Indian Express. Os envolvidos são acusados ​​de homicídio culposo, de organizar rinhas ilegais e apostas irregulares, informou a agência de notícias AFP. Brigas de galo são ilegais na Índia desde 1960, mas ainda são relativamente comuns em áreas rurais do país, como Telangana. Muitas acontecem durante o festival hindu de Sankranti. Esta não é a primeira vez que o dono de um galo de briga é morto pelo animal. No ano passado, um homem em Andhra Pradesh foi morto depois de ser atingido no pescoço por um lâmina que havia amarrado à ave. De acordo com a rede de televisão CNN, o homem levava o galo para uma rinha quando o incidente ocorreu.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

SEC/Bahia inicia 1°/03 pré-jornada pedagógica para o ano letivo 2020/21 na rede estadual de ensino

27 de fevereiro de 2021, 15:24

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) desencadeia, a partir de segunda-feira (1°), uma série de atividades visando o início do ano letivo 2020/21, que começará no dia 15 de março, com o ensino 100% remoto. Primeiro será realizada a pré-jornada pedagógica, de segunda a sexta-feira (de 1° a 5), que acontecerá totalmente virtual, com o engajamento de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, profissionais da Educação, estudantes e as famílias, com atividades pelo canal do YouTube Educação Bahia 1 ou por meio de plataformas digitais, como o Teams e o Zoom. “Este é um momento de nos encontrarmos coletivamente, com o isolamento social e todo o cuidado que a pandemia do novo Coronavírus ainda requer, para planejar o ano letivo 2020/2021. O nosso desejo era de estarmos juntos, com as escolas vivendo a sua rotina normal, mas ainda é o momento de cuidar das vidas e manter o distanciamento social que a pandemia nos impõe. Ao mesmo tempo, estaremos juntos virtualmente, com as escolas estabelecendo a rotina de trabalho no ensino remoto, para dar todo o suporte aos estudantes e garantir a todos eles o direito de aprender”, afirmou o secretário da educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Neste sábado (27), a SEC se reuniu com os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para discutir esta dinâmica de trabalho na pré-jornada, que envolverá diretamente professores, coordenadores pedagógicos e gestores e contará, também, com momentos de participação dos estudantes e das famílias. De acordo com a programação, as manhãs de segunda a sexta serão dedicadas a lives e oficinas para orientações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e os períodos da tarde, para o trabalho, estudo e planejamento interno dos NTE e das escolas. PROGRAMAÇÃO - Na segunda, a programação começa às 10h, com uma live com o tema "Agenda da inclusão e aprendizagem". Na oportunidade, serão apresentadas as atividades pensadas para a Jornada Pedagógica Paulo Freire da rede estadual, que será realizada de 8 a 12 de março. A programação também terá convidados, a exemplo da estudante Ludmila Ferreira, do Colégio Rotary de Juazeiro, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; e da professora Rita Malheiros, do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, no povoado de Maniaçú, em Caetité. Para a agenda dos NTEs e das escolas, na segunda-feira, está programado o "Diálogo territorial", das 14h às 16h. A programação da pré-jornada pedagógica, segue, na terça (2), com lives, às 9h, sobre os "Protocolos sanitários e infraestrutura" e, às 11h, terá a oficina sobre "Tempo Integral". No período da tarde, acontecerá a agenda escolar interna, com os NTEs e as escolas, das 14h às 18h. Na quarta-feira (3), a live das 9h será sobre os "Protocolos de matrícula, programação, tecnologia e sistemas" e, às 11h, terá oficina sobre "Planos de ensino e atividades complementares". O período da tarde segue para agenda escolar interna, das 14h às 18h, entre os NTEs e as escolas. Na quinta-feira (4), às 9h, acontecerá a live sobre "Acolhimento, formação e busca ativa" e, das 14h às 18h, segue a agenda entre os NTEs e as escolas. A programação da pré-jornada na sexta-feira inclui uma live, às 9h, sobre "Educação Profissional e Tecnológica" e uma reunião virtual com escolas Indígenas, do Campo, Especiais, Escolas Famílias Agrícolas e de Assentamento e, das 14h às 18h, termina com a agenda escolar interna entre os NTEs e as escolas sobre os estudos e o planejamento para a retomada dos encontros durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire, a partir da segunda-feira (8).

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Jacobina: A feira esteve livre no primeiro dia do ‘semi-lockdown’ estadual (Fotos)

27 de fevereiro de 2021, 15:10

No município de Jacobina a única ação contra a pandemia da Covid-19 parte do Governo do Estado (Foto: Notícia Limpa)

Neste sábado, dia 27, em todo o Estado da Bahia, serviços considerados não essenciais foram proibidos de funcionar. Lojas de vendas de eletrodomésticos e bares, não puderam abrir suas portas. Em Jacobina, a tradicional feira livre funcionou normalmente, com exceção das áreas destinadas à venda de bebidas alcóolicas, como o aglomerados de bares e restaurantes conhecido como "Corredor da Morte". A área onde se concentra o maior número de bares do Mercado Municipal de Jacobina, o 'Corredor da Morte' não funcionou neste sábado (27) Mais uma vez a prática foi de encontro a teoria. Mesmo sendo anunciado pelo prefeito Tiago Dias, em entrevista à uma emissora de rádio local, nenhuma medida de prevenção contra a contaminação do coronavírus foi observada na área de feira livre de Jacobina. Não foi vista durante a maior parte do tempo em que o Mercado Municipal esteve aberto a presença de prepostos da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal na feira livre, quiçá o distanciamento social. Tudo estava como 'dantes, no quartel de Abrantes': orientação e fiscalização zero. O Centro comercial da cidade obedeceu o Decreto do Governo da Bahia e também não funcionou A imprensa e o jacobinense continua sem receber oficialmente informações sobre a pandemia da Covid-19 no município. O site oficial da Prefeitura não apresenta dados que alimente os meios de comunicação e a Secretaria de Saúde evita tratar sobre o assunto, uma clara demonstração de que a 'embarcação está à deriva'.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Andressa Urach processa Igreja Universal para reaver R$ 2 milhões doados

26 de fevereiro de 2021, 15:48

Andressa disse que apesar do processo mantém sua crença e religiosidade e continua fiel aos olhos de Deus (Foto: Reprodução)

A modelo Andressa Urach, 33, processa a Igreja Universal com o intuito de reaver os R$ 2 milhões que ela diz ter doado à instituição durante os anos em que participou dos cultos. A reportagem teve acesso aos documentos de Andressa enviados pelos advogados da modelo. Neles, diz que, apesar do processo, Andressa mantém sua crença e religiosidade e continua fiel aos olhos de Deus. Para ela, porém, determinadas atitudes praticadas pela Igreja Universal não estariam em conformidade com os ditames bíblicos. "A Andressa Urach, enquanto fiel, acreditou cegamente na palavra da Igreja e doou a ela mais de R$ 2 milhões de diferentes formas e em momentos diferentes, sendo que na medida que seus recursos foram se esgotando, o aconselhamento e o auxílio dado pela Igreja também foram", diz o documento. Baseando-se nas leis de número 548 e 549 do Código Civil, os advogados dizem que "é nula a doação de todos os bens sem reserva de parte ou renda suficiente para a subsistência do doador". Dizem ainda que "nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento". Os advogados de Andressa completam que foram realizadas doações de carros, joias e outros bens móveis, além de um depósito de R$ 1 milhão. Hoje, segundo eles, a modelo carece do auxílio de pessoas próximas para que mantenha seu sustento. "Falta recurso financeiro até para pagar as custas do processo, as contas mínimas do lar, filho que esta em escola pública, toda economia dela para Igreja", afirma o advogado Marco Mejìa. Procurada, a Igreja Universal não havia se pronunciado até a publicação deste texto. Em outubro de 2020, Andressa compartilhou sua decepção com a Igreja Universal, da qual fazia parte desde que 2014 e pretendia ser pastora. A ex-modelo fez um longo desabafo a respeito do assunto em suas redes sociais, em que disse ter se sentido usada e até ter pedido a devolução dos dízimos que doou ao longo dos anos. "Nos últimos meses, passei por uma decepção tão grande que literalmente rasgou meu coração", disse "Não consegui nem estudar, vou ter que trancar a faculdade de jornalismo, pois não tenho cabeça para pensar sobre isso." "Dediquei os últimos 6 anos da minha vida para Jesus, como todos sabem, mas acabei me sentindo como um objeto descartável", afirmou. "Nunca me senti assim, nem no tempo da prostituição", disse. Recentemente, a modelo oficializou os votos de compromisso com Thiago Lopes em dezembro em uma pousada de luxo na região da Serra do Faxinal, em Santa Catarina. Com uma cerimônia reservada, para amigos e familiares, Urach compartilhou os bastidores nas redes sociais.

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Enfermeira que recusou tomar vacina da China morre por reinfecção da covid-19

26 de fevereiro de 2021, 15:35

Enfermeira acreditou em mentiras de Bolsonaro sobre CoronaVac (Foto: Reprodução)

Morreu em Arapicara (AL), após reinfecção da covid-19, a enfermeira Priscila Veríssimo, de apenas 35 anos. Mesmo tendo direito a ser vacinada por ser profissional de saúde, ela havia se recusado a tomar a primeira dose da CoronaVac por apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que é contra o imunizante fabricado pela farmacêutica chinesa.  Priscila era funcionária do Complexo Hospitalar Manoel Andre (CHAMA) e usava sua página do Facebook para publicar. menturas ditas por Jair Bolsonaro sobre a vacina. O presidente, mesmo sem prova alguma, se disse contra a CoronaVac pelo simples fato do imunizante ser fabricado na China.  A enfermeira de 35 anos já havia sido infectada pela covid-19 e, portanto, tinha certeza que não pegaria a doença novamente. Importante ressaltar que pesquisas sobre reinfecção ainda estão em andamento no Brasil e não há nada que garanta imunidade para os que já tiveram o vírus.   Priscila Veríssimo foi demitida do hospital onde trabalhava por se negar a receber a primeira dose da vacina. A enfermeira contraiu a covid-19 novamente há poucos dias e morreu na quarta-feira (24) por complicações provocadas pelo novo coronavírus. Ela deixa um filho de dois anos. O Complexo Hospitalar Manoel Andre (CHAMA) não se pronunciou sobre o falecimento da ex-funcionária.  O Brasil vacinou por volta de 3% da população em quase dois meses de imunização. O número é muito baixo para um país de 210 milhões de habitantes e que já perdeu cerca de 250 mil pessoas para a covid-19 em apenas um ano. Por isso, a vacina é a única saída para a maior crise sanitária da história da humanidade.  

Leia mais...

DIVULGUE A NOTÍCIA

Publicidade

VÍDEOS