O Dia Internacional do Bacon é comemorado no último fim de semana de agosto. Aproveite!

31 de agosto de 2019, 12:29

(Foto: Reprodução)

Rosa, gorduroso, crocante e muito, muito gostoso. Pode-se dizer que essas são as principais características da comida preferida de muitas pessoas: o bacon. Ele é tão amado que, desde de 2000, tem um dia só para ele — o chamado ‘Dia Internacional do Bacon’, comemorado sempre no último sábado de agosto.

Essa história começou em 2000 lá em Massachusetts, nos Estados Unidos, quando três moleques recentemente formados na faculdade — Alexa Halford, Seth Rittenhousee Evan Salim — resolveram homenagear essa iguaria chamada bacon. Começaram, então, um blog comemorativo. escolheram a data e celebraram o ‘Dia do Bacon’. A notícia ficou tão grande que se espalhou pelos Estados Unidos inteiro e Canadá; todos abraçaram a ideia.

O Homer manja dos paranauê

Essa doideira chegou aqui no Brasil pelo restaurante Vir Kahuna — inspirado no filme Pulp Fiction, do Quentin Tarantino –, da cidade de São Paulo, que criou um jeito próprio de comemorar o dia do bacon com um festival que dura um fim de semana e chama-se ‘International Bacon Day Festival’. Em 2014, a ~festa do toucinho~ comemora a segunda edição.

O festival recebe cinco receitas especiais: um hambúrguer, um sanduíche, duas sobremesas e um milkshake. TODOS DE BACON, claro. Os nomes dos pratos são bem peculiares: Baconlicious, Yellow Pig, Surgeon Shrimp, Porky Shake e o mais ogro de todos, o Bacon Porn (recheado de queijo gruyèreembrulhado em trama de nove fatias de bacon de costela, com alface americana, fatia grossa de tomate caqui, relish de pepino e maionese da casa no pão de hambúrguer). O preços variam de R$17,80 a R$34,80.

É milkshake, é sorvete, é caramelo e é bacon, meus amigos // Foto: Big Kahuna

Conversamos com Renato Veras,  dono da casa e criador de todos os pratos. Ele espera de duas a três MIL pessoas durante os dois dias de festival. A casa, que abriu no final de janeiro de 2013, superou a margem de lucro esperada nos primeiros quatro meses; e ele sabe qual é a formula secreta: “A gente tá ficando famoso por fazer hambúrgueres ogros. Costumo brincar que não sabemos fazer coisas pequenas. A intenção é fazer hambúrgueres ‘incomíveis’”, disse.

Renato abriu as portas do restaurante nesta sexta-feira (29/08) — um dia antes do festival — e nos ensinou a montar um dos pratos: o sanduíche Yellow Pig. 

 

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS