Norte-americanos bebem água sanitária para tentar prevenir Covid-19

08 de junho de 2020, 08:23

18% dos investigados em uma pesquisa admitiu também utilizar produtos de limpeza para a casa na pele (Foto: Jessica Rinald/Reteurs)

Um estudo realizado pelo Center for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, concluiu que uma parte significativa da população tenta prevenir o contágio da Covid-19 através do consumo ou inalação de água sanitária. Quatro em dez pessoas admitiu comportamentos e práticas consideradas “perigosas para a saúde” pelo instituto. 

Segundo o inquérito realizado durante o mês de maio que contou com 502 participantes, 4% dos participantes da pesquisa admitiu que bebia ou gargarejava produtos químicos e 6% garantiu inalar água sanitária. 

Dos pesquisados, destaca ainda para 18% que admitiu também utilizar na pele produtos de limpeza para a casa, sendo que 10% referiu que colocava desinfetante em produtos de higiene.  

O estudo, citado pela Sky News, destaca ainda que há registro de cidadãos que ‘limpam’ a sua comida com produtos desinfetantes. 19% afirmou lavar fruta com água sanitária. 

As autoridades de saúde têm tentado travar este tipo de comportamentos, advertindo e apelando contra a utilização perigosa de desinfetantes e produtos químicos. 

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS