Município de Caém tem intensificado as ações de combate ao mosquito da Dengue
27 de fevereiro de 2024, 13:32
As visitas dos agentes às residências têm se identificado na sede e no interior (Foto: Ascom/PMC)
A Prefeitura de Caém, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado no sentido de conter o aumento progressivo de Dengue, Zika e Chikungunya (causados pelo mosquito Aedes aegypti).
Do início do ano até o momento o município de Caém registrou 25 casos suspeitos, sendo que nenhum deles foi confirmado pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen), para onde foram enviados os testes.
As unidades de saúde da família já estão se mobilizando, juntamente com os agentes de combate as endemias e comunitários de saúde, para realizar ações educativas para a eliminação dos possíveis focos de larvas do mosquito causador das doenças, elaboração do plano de contingenciamento, assim como
De acordo ao secretário de Saúde de Caém, Antônio Carlos, os serviços de saúde estão atentos também quanto aos diagnósticos diferenciais ou seja, doenças que podem ser confundidas com as arboviroses e que precisam ser investigadas.
“Nosso laboratório está em alerta e realizando coletas de amostras de sangue para serem enviadas ao Lacen, já que não se utiliza mais os testes rápidos para diagnóstico de dengue pois os mesmos podem ter como resultado os ‘falsos negativos’. Em nossas unidades realizamos apenas teste de triagem para possível investigação laboratorial, informou o secretário, destacando em seguida o trabalho das equipes multiprofissionais envolvendo além dos setores da Saúde, as secretarias de Educação, Infraestrutura e Administração. “Todos estão engajados nos esforços para a erradicação do mosquito, para tanto estamos promovendo ações de combate ao mosquito na sede e no interior do município”, disse Antônio Nunes, concluindo que “vale ressaltar que as ações de prevenção e de atuação contra o mosquito é uma responsabilidade em conjunto da administração pública e da população. Todos devem fazer a sua parte para um bem em comum que é a vida”.
A dengue, Chikungunya e Zika são doenças sazonais, com tendência de maior concentração de casos entre os meses de janeiro e maio, em todo o estado. As três doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti e, embora tenham sintomas parecidos, apresentam algumas características que podem ajudar a diferenciá-las.
Boas Festas!